Com o objetivo de promover um modelo de economia circular para o plástico em todas as suas lojas, o Continente assumiu o “Compromisso Plástico Responsável” e tem desenvolvido significativos esforços no sentido de promover o seu uso responsável, tanto ao nível de produtos Continente, como da logística, dos fornecedores e também ao nível da sensibilização junto dos consumidores. Simultaneamente, desdobram-se as iniciativas de apoio à inovação, através de parcerias estabelecidas com universidades nacionais e internacionais para o desenvolvimento de projetos de investigação, com o objetivo de encontrar soluções ambientalmente viáveis.
Embalagens da marca Continente 100% reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis
Até 2025, será eliminado todo o plástico desnecessário ou problemático em mais de 4.000 embalagens de Marca Continente. Na sequência das metas definidas pela União Europeia através da sua “Estratégia Europeia sobre Plásticos”, o Continente antecipa assim em 5 anos a meta europeia que aponta para que todas as embalagens sejam reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis em 2030. Para concretizar este objetivo, várias medidas estão já a ser implementadas:
- YPACK;
- Iniciativa “Devolva e nós recliclamos”;
- Sacos Continente Eco;
- Primeira loja Plastic Free.
Leia aqui a nossa carta de compromisso de “Uso responsável do plástico”.
YPACK – Plástico degradável em 3 meses
O YPACK é um projeto cofinanciado pelo programa Horizonte 2020 da União Europeia, que procura encontrar alternativas, através do desenvolvimento de embalagens biodegradáveis e compostáveis, com maior capacidade de conservação de alimentos e que contribuam também para a redução do desperdício alimentar. O Continente foi o único retalhista alimentar português a integrar este projeto de investigação, de que também fazem parte o Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia, a Universidade do Minho e a Universidade Nova de Lisboa.
Foram já concebidas várias embalagens feitas a partir de produtos alimentares desperdiçados, tais como soro de leite e cascas de amêndoa, que poderão posteriormente ser utilizadas como fertilizante para a terra, uma vez que se degradam sob efeito de H2O e Co2. Esta é a lógica de Bioeconomia Circular, assente em soluções que utilizam recursos e resíduos biológicos. Estas embalagens protótipo – de sacos, cuvetes e película para embalar fruta, legumes, pão ou carne – deverão degradar-se naturalmente no solo ao fim de 50 dias e no oceano em menos de 100 dias.
Devolva e Nós Reciclamos
A iniciativa “Devolva e Nós Reciclamos” incentiva os clientes do Continente Online a devolver na encomenda seguinte os sacos de plástico recebidos, permitindo já o envio para reciclagem de cerca de 51 toneladas de plástico, desde novembro de 2018.
Os clientes que devolvem os seus sacos são reembolsados em Cartão Continente e paralelamente é feita a reciclagem dos sacos.
O número de sacos entregues por cada encomenda foi também reduzido, através da otimização de processos de picking e acomodação de mais produtos da mesma tipologia por saco.
Loja Plastic Free
Em 2019 foram inaugurados os primeiros supermercados Plastic Free na secção de frutas e legumes. As lojas são o Continente Bom Dia 500, na Avenida General Roçadas em Lisboa e o Continente Bom Dia Via Catarina Shopping no Porto.
Nestes espaços, desde que seja garantida a segurança alimentar dos produtos, as embalagens de plástico não serão uma opção. Os clientes poderão escolher entre sacos de papel, algodão e poliéster ou optar por trazer os seus próprios sacos de casa.
Conheça mais iniciativas no âmbito do Compromisso Plástico Responsável