Conheça os vencedores do 1.º Hackathon Missão Continente

Chegou ao fim a 1.ª edição do Hackathon Missão Continente, que aconteceu em junho na Aldeia de Inovação Social. Com o objetivo de impulsionar a ação social da Missão Continente através da tecnologia, esta iniciativa contou com várias participações inovadoras, entre as quais se destaca o My Conti, o projeto vencedor desta edição.

A 1.ª edição do Hackathon Missão Continente teve como objetivo desafiar os participantes a pensar em ideias disruptivas que contribuam para a ação social da Missão Continente, nomeadamente pensar como se pode aplicar a tecnologia a campanhas solidárias e como pode a Escola Missão Continente chegar a todas as crianças em território nacional.

Hackathon missao continente

O vencedor desta edição do Hackathon foi o projeto My Conti, que se baseia na criação de uma aplicação de jogos destinada a crianças desde o pré-escolar até ao 2.º ciclo, com o objetivo de promover e ensinar mais sobre a alimentação saudável, reciclagem e estilo de vida saudável.

O funcionamento do jogo é simples, sendo que o jogador acumula pontos à medida que completa cada atividade, e recebe recompensas ao acumular certas quantidades de pontos.

O segundo lugar foi conquistado pelo Kiosk Solidário, um kiosk digital web que pretende promover doações de mantimentos e dinheiro em tempo real. O objetivo é tornar a solidariedade cada vez mais rápida, fácil e imediata, através de uma aplicação web acessível em qualquer dispositivo.

Já o projeto ContinenteGive alcançou o terceiro lugar, sendo que este projeto se traduz numa aplicação low-code que gamifica a Missão Continente nas escolas junto dos mais novos, promovendo um consumo mais consciente, alimentação saudável e ajudando quem mais precisa.

Estiveram ainda presentes na sessão de pitch o projeto Comunicar ConSigo, que pretende tornar os locais comerciais acessíveis em termos comunicativos a pessoas surda-mudas, e o projeto Solidary Hands, que se baseia na criação de uma plataforma de angariação de voluntários para instituições, recompensando o seu trabalho através de vales Continente.

A adesão e o número de projetos concorrentes demonstram um grande empenho, através da participação ativa por parte dos jovens e empreendedores.

No futuro, pretendemos ativar mais edições do Hackathon Missão Continente e continuar a premiar ideias inovadoras que contribuam de forma positiva para a ação social que desenvolvemos. Explore o tema da sustentabilidade social em artigos, iniciativas e boas práticas da Missão Continente!