Missão Continente prossegue trabalhos com grupos de reflexão

A segunda ronda de trabalhos com os Grupos de Reflexão Missão Continente decorreu no início de maio, no espaço da Associação Terra dos Sonhos, em Lisboa. A Coordenadora de Responsabilidade Social do Continente, Rita Barrocas, presidiu às reuniões, que contaram com mais de 20 organizações.

O segundo encontro sucede às primeiras reuniões com os Grupos de Reflexão, realizadas no final de 2021, cujos temas de trabalho derivam da Sessão Plenária do Conselho Estratégico Missão Continente: ‘Desperdício Alimentar’, ‘Inclusão Social’, ‘Envelhecimento’, ‘Saúde’ e ‘Emprego e Transição Digital’.

Representantes da Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED), da Associação Portuguesa de Nutrição (APN), da Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares Contra a Fome (FPBACF), da Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), do Instituto Superior de Agronomia (ISA), da Quercus e da Re-food reuniram-se para debater ideias em torno do tema do Desperdício Alimentar.

A Inclusão Social voltou a ser discutida pelos representantes da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG), da Direção-Geral da Educação (DGE), da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP), da Entrajuda, do GRACE e do Instituto de Ciências Sociais (ICS).

Estratégias e iniciativas ligadas ao Envelhecimento estiveram em foco na reunião dos representantes da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade (CNIS), da Direção-Geral da Saúde (DGS), da Estrutura Missão Portugal Inovação Social (PIS), da Rede de Universidades Seniores (RUTIS) e da União das Misericórdias Portuguesas (UMP).

Representantes da APN, do Centro de Estudos e Investigação em Dinâmicas Sociais e Saúde (CEIDSS), da FPBACF, da Sociedade Portuguesa de Pediatria (SPP) e da Associação Nacional das Unidades de Saúde Familiar (USF-AN) debateram o tema da Saúde.

A problemática do Emprego e Transição Digital orientou a reuniões dos representantes da 42 Lisboa, da Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (ANQEP), da CIG, Agência para a Competitividade e Inovação (IAPMEI) e da PIS.

Composto por personalidades especialistas e influentes em diversos setores, o Conselho Estratégico Missão Continente tem como objetivo acompanhar e fomentar o debate sobre temas relacionados com a sua área de atuação, permitindo, desta forma, a consistência no trabalho anual entre a Missão Continente e os parceiros sociais.