A campanha Luzes com Presença, que decorreu entre o dia 20 de novembro e 6 de janeiro, vai financiar assim 11 instituições, com projetos de combate à solidão e ações concretas como apoio emocional especializado por telefone, apoio à inclusão digital, cuidados de saúde complementares, sessões de expressão plástica e musical, animais de companhia, visitas ao domicílio e acompanhamento na realização de tarefas quotidianas, entre outras atividades e formas de ajuda especializada a quem mais precisa. Com atuação nacional - SOS Voz Amiga, Cruz Vermelha Portuguesa – e atuação local e regional - Centro Social N. ª Sr.ª do Extremo (Vila Pouca de Aguiar), Espaço T - Associação para o apoio à integração social e comunitária (Porto), Aldeias Humanitar - Associação de Solidariedade Social (Sernancelhe), Associação Mais Proximidade (Lisboa), ACASO – Associação Cultural e de Apoio Social de Olhão, DTC Social – Doing Things to Connect (Vila do Conde), Associação Coração Amarelo (Porto de Mós) , CRESAÇOR – Cooperativa Regional de Economia Solidária (S. Miguel) e Viver de Afetos - Associação de Desenvolvimento Comunitário Câmara de Lobos Viva (Madeira).
“Sabíamos que era um objetivo ambicioso porque é um tema menos visível e para muitos ainda desconhecido, mas desafiámo-nos, sempre acreditando na generosidade dos portugueses e na confiança que têm na capacidade da Missão Continente em desenvolver iniciativas e apoiar projetos que têm um impacto social e local muito relevante. Agradecemos a todos aqueles que contribuíram nesta campanha solidária, e que nos permitiu apoiar os projetos de 11 instituições nacionais, na área do combate e prevenção à Solidão e Isolamento Social, com 1,2 milhões de euros”, explica Nádia Reis, Diretora de Comunicação e Responsabilidade Social do Continente.
Do total do valor angariado,1.068.462 € foram através dos vales solidários adquiridos em loja, juntam-se 68.586 € doados pela Missão Continente, mais o contributo de 10.000 € do Santander e Federação Portuguesa de Futebol e ainda 52.952 € doados através de chamadas de valor acrescentado e transferências bancárias.
“A distribuição do donativo pelas instituições será proporcional à sua abrangência e esforço de atuação, com o objetivo de garantir a sustentabilidade e continuidade destes projetos e até a expansão de alguns, permitindo que ajudem ainda mais pessoas”, refere Nádia Reis. “Depois da distribuição do valor angariado, a Missão Continente continuará a fazer um acompanhamento próximo às instituições, no sentido de garantir que se melhora efetivamente a qualidade de vida das pessoas apoiadas, e essa missão do pós-campanha é um compromisso que encaramos com tanta seriedade quanto a campanha em si”, conclui.
A campanha Luzes com Presença teve o apoio da GNR, PSP, Escola Nacional de Saúde Pública e, como parceiros, a TVI, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF), a Entrajuda e o banco Santander.