Dia Mundial da Atividade Física - 6 de abril

Promover a sua saúde e bem estar é uma das nossas Missões. Por isso, neste 6 de abril celebramos consigo o Dia Mundial da Atividade Física.

crianças a correr e brincar ao ar livre

Há diversos fatores que influenciam a nossa qualidade de vida. O exercício físico e desportivo é um deles. Caminhar, correr, saltar, nadar, dançar. Não importa como o faz, a nossa Missão no Dia Mundial da Atividade Física é lembrar-lhe que movimentar o corpo é sinónimo de cuidar de si.

Sabia que praticar atividade física e desportiva durante 30 minutos por dia pode garantir-lhe um corpo mais saudável? E que consegue ter um dia a dia com maiores níveis de bem-estar? É o que defende a Organização Mundial da Saúde (OMS). A instituição especialista em saúde estima que, por ano, até cinco milhões de mortes no mundo poderiam ser evitadas se fizéssemos mais exercício físico. E há mais: segundo a OMS, ter uma rotina de atividade física oferece benefícios únicos para a saúde mental.

Se quer ter um corpo são e uma mente sã, encontre uma atividade física da qual goste e comece já. Não sabe por onde começar? Precisa de dicas e inspirações reais? Então, está no sítio certo. Fique connosco e alinhe na Missão de mexer-se mais.

Como ter uma vida mais ativa e incorporar as atividades físicas no dia a dia

1. Crie metas

Para quem encontra mais dificuldade em começar a praticar atividade física, uma dica importante é criar metas realistas. Comece por definir objetivos a curto prazo. Que tal fazer uma caminhada diária durante 20 ou 30 minutos? Ou ir ao ginásio por, pelo menos, duas vezes na semana. 

À medida que atinge os seus propósitos e evolui, os progressos sentidos estimulam a traçar novas metas de conquista. O resultado disto é que, pouco a pouco e ao seu ritmo, consegue alcançar a prática regular de atividade física. 

2. Encontre uma atividade física que lhe proporcione prazer

Para que o hábito de exercitar-se seja conseguido com sucesso, é fundamental que encontre uma atividade que proporcione prazer. Mexer-se não é sempre sinónimo de praticar atividade física de intensidade ou de ir ao ginásio. Se o que gosta é de caminhar, leve as sapatilhas para a rua. Se gosta de dançar, dance. Nadar é um hobby que gostava de ter? Inscreva-se nas aulas. 

Torne a sua experiência o mais agradável possível e aumente a sua probabilidade de manter uma rotina de atividades físicas. Os benefícios a longo prazo são imensos.

3. Durma bem

Durante o descanso o nosso corpo passa por processos de regeneração, enquanto combate a fadiga, por isso, é fundamental que tente dormir as 8 horas recomendadas se quer ter um dia a dia mais ativo.

Não há como ter um bom dia se não tiver uma boa noite de sono antes. Dormir bem melhora o nosso sistema imunitário, a nossa capacidade de concentração e, até, o nosso humor. Além disso, uma rotina adequada de descanso ajuda o organismo a produzir hormonas essenciais ao desenvolvimento muscular e a regular o metabolismo.

4. De vez em quando, deixe o carro na garagem

Seja para ir trabalhar ou para ir às compras, não importa. Tome a decisão de algumas vezes na semana, deixar o carro em casa e caminhe ou use meios de transporte alternativos, como a bicicleta. O seu corpo agradece e o planeta também.

5. Organize passeios e atividades de lazer saudáveis

crianças a brincar de corrida de saco

Que tal aproveitar os dias mais amenos para sair de casa e mexer-se? Salte da mesa do almoço de domingo para uma caminhada ao ar livre - e não se esqueça de levar a família consigo. Pode tornar a atividade mais interessante para todos se incluir jogos tradicionais no roteiro. Deixamos-lhe 4 ideias para o próximo passeio ser mais ativo.

  • Corrida de Sacos: é um dos jogos tradicionais mais populares em Portugal e garante muita diversão - além de movimento. Apenas vão precisar de sacos de tecido, que podem ser feitos em casa, e energia para gastar. Sustentabilidade é palavra de ordem nos dias de hoje, por isso, aposte em lençóis velhos para confecionar os seus sacos. A brincadeira é simples: só tem de assinalar um local de partida e outro de chegada, improvisar obstáculos, e dar a largada!

  • Jogo do Lenço: esta é daquelas atividades perfeitas para as reuniões familiares ao ar livre! Crie duas equipas e divida igualmente os participantes entre elas. A cada um deve ser atribuído um número secreto, de acordo com a quantidade de jogadores. O árbitro fica no centro do jogo, com um lenço, e tem a tarefa de dizer os números de forma aleatória. Sempre que os seus números forem ditos, os jogadores correspondentes deverão correr até ao centro para apanhar o lenço e somar pontos para a sua equipa. Se quiser aumentar a diversão e a atividade física, pode dificultar a deslocação dos adversários até ao árbitro. Por exemplo: ‘a saltar com uma perna só, o número 3!”, ou, ‘de gatas até ao centro, o número 5!’.

  • Macaquinho do Chinês: um clássico que nunca desilude e garante sempre boas gargalhadas. Por vez, cada jogador é colocado de frente para uma parede, sem poder ver o que se passa com os outros jogadores que estão atrás de si. Todos os outros participantes posicionam-se, em fila, numa zona previamente demarcada no chão. O jogador que está na parede deve dizer para os restantes: ‘Um, dois, três, macaquinho do chinês!’. Enquanto a frase é dita, os outros jogadores correm o máximo que conseguirem na sua direção, parando na posição de estátua sempre que se encerrar a frase. A parte mais difícil e engraçada é mesmo esta: cada um aguentar a sua, todos imobilizados. Não vale mexer, nem rir, e o jogador que falhar terá de regressar ao ponto de partida. Quem ganha o jogo? O primeiro participante a conseguir tocar na parede, mas sem ser visto. O vencedor é o próximo elemento a estar na parede para recomeçar o jogo.

  • Jogo da Escondida: dispensa apresentações e é uma das atividades lúdicas mais adoradas pelos miúdos. O objetivo é saber quem se consegue esconder melhor de quem os procura? Um jogador conta até 10 enquanto os restantes procuram os melhores esconderijos. Está tudo pronto para uma verdadeira caça aos adversários! Sejam criativos e explorem as diferentes formas de camuflagem no espaço. O primeiro jogador a ser descoberto pelo ‘caçador’ será o próximo a fazer a contagem e partir à procura.

Veja mais ideias para atividade física em família.

A inatividade física é um dos principais fatores de risco de morte da atualidade

Promover a prática de atividade física é uma das nossas Missões mais importantes - e ela tem uma razão de ser. Um estilo de vida sedentário pode aumentar o risco de desenvolver cancro, doenças cardiovasculares, diabetes, obesidade, depressão e ansiedade, além de ser uma importante agravante das doenças das articulações, da coluna e dos músculos. 

De acordo com a OMS, até 2030, a inatividade física pode ser a causa de doenças que vão afetar 500 milhões de pessoas em todo o mundo. Lembre-se que as doenças cardíacas constituem o principal fator de risco de morte em Portugal. 

Promover a sua saúde e bem-estar é o que nos move

A Missão Continente reconhece o papel que a atividade física desempenha na vida das pessoas e das comunidades. Das diferentes áreas estratégicas em que se posiciona, um dos focos da sua atuação está na promoção de uma alimentação e estilos de vida saudáveis. Por esse motivo, entende que o Dia Mundial da Atividade Física deve servir como alerta para todos: é importante mantermo-nos ativos, para nos mantermos saudáveis.

O incentivo à atividade física é um dos pilares da Escola Missão Continente, uma ação que sensibiliza as crianças e jovens em idade escolar para a importância de hábitos saudáveis e sustentáveis e um estilo de vida ativo. Já o programa de ‘Natação Adaptada’, da Associação de Natação do Norte de Portugal (ANNP) é uma iniciativa que impulsiona a prática de exercício físico e trabalha diariamente para a tornar mais inclusiva.

Conheça mais sobre estas iniciativas.

Escola Missão Continente

Correr, dançar, saltar… Na Escola Missão Continente é impossível ficar parado.  O programa educativo leva até aos mais jovens conteúdos que promovem estilos de vida saudáveis, consumo mais consciente e sustentabilidade. Sensibilizar para a prática de atividade física é, portanto, uma das nossas Missões.

Através deste programa lúdico-pedagógico, no ano letivo de 2023/2024 chegamos a 873 escolas. São mais de 97 mil alunos inscritos, desde o Pré-Escolar até ao 2º Ciclo do Ensino Básico, e quase 8 mil professores a acompanhar o desafio de promover hábitos saudáveis junto aos mais novos.

Porque é em pequenino que se aprende, a Escola Missão Continente está ao lado das escolas na promoção de uma vida mais ativa desde cedo. Conheça mais sobre esta nossa Missão. 

Natação Adaptada da ANNP

Entre os projetos apoiados regularmente pela Missão Continente, há um que tem destaque quando o assunto é atividade física.

A ANNP é o organismo que tutela as competições, clubes e atletas de natação do distrito do Porto, abrangendo parte dos distritos de Braga e Aveiro. Fundada em 1920, como Liga Portuguesa dos Amadores de Natação, sofreu várias mudanças de nome ao longo da sua história, e seguiu evoluindo nos apoios prestados aos atletas e comunidades envolventes. 

A modalidade da Natação Adaptada nasceu em 2019, de um protocolo entre a Federação Portuguesa de Natação e a Associação de Natação do Norte de Portugal, que até hoje se mantém. Um dos objetivos é atender alunos com deficiência (natação adaptada), mas também fomentar a prática da natação nesta população escolar específica, aumentar e melhorar a sua capacidade funcional, articular e dinamizar os serviços da comunidade e contribuir para os objetivos gerais de inclusão das pessoas com deficiência no meio desportivo e na sociedade.

Saiba por que é que “a Missão Continente tem sido um apoio muito importante” para a ANNP e a história de uma atleta cujo sonho é chegar aos Jogos Paralímpicos: