Praia e ambiente: 8 dicas para um dia de praia mais sustentável

Os dias de calor são sinónimo de praia com a família e amigos. Neste artigo explicamos-lhe como pode ter um dia de praia mais sustentável, graças a oito dicas simples que pode implementar já este verão.

A importância da preservação da praia

A praia é um dos destinos favoritos dos portugueses nos meses de bom tempo, graças à vasta extensão de costa que o nosso país oferece. Ao todo, Portugal tem cerca de 2500 quilómetros de linha de costa. Neste sentido, o lazer e o entretenimento são uma das razões pelas quais devemos preservar este ambiente natural.

Devido aos milhões de pessoas que viajam até à praia para desfrutar deste destino de lazer, este ecossistema está também associado ao desenvolvimento económico dos países, em particular de Portugal, que apresenta uma grande dependência do setor do turismo.

As praias são ainda o habitat de várias plantas e animais, desempenhando um papel importante na proteção da biodiversidade. Se não soubermos partilhar este espaço com as espécies que lá habitam podemos ser responsáveis pela sua extinção.

Podendo ser vista como a “porta do oceano”, a praia é a forma de contacto principal entre as pessoas e a vida marinha. Por esta razão, preservar as praias é proteger os oceanos e toda a riqueza natural que contêm.

praia sustentavel missao continente

Como ter um dia de praia mais sustentável?

A sustentabilidade pode e deve estar presente em todos os momentos da nossa vida, uma vez que temos a possibilidade de tomar decisões mais amigas do ambiente seja qual for o contexto em que nos encontramos. Assim, se quer ter um dia de praia mais sustentável, deve:

  1. Deslocar-se para a praia de forma sustentável

Sempre que possível, desloque-se para a praia utilizando transportes públicos, bicicleta ou a pé. Desta forma, consegue reduzir as emissões de gases de efeito de estufa associadas à viagem até ao seu destino e ainda pode associar a atividade física.

  1. Optar por protetores solares seguros para o ambiente

Os protetores solares químicos têm filtros que podem prejudicar os corais marinhos. Ao optar por protetores solares minerais, está a proteger o ambiente, enquanto protege a sua pele da exposição solar. Saiba mais sobre as escolhas mais sustentáveis para a proteção solar.

  1. Alertar as pessoas à sua volta para não deitar lixo para o chão

As praias têm grandes concentrações de lixo, principalmente beatas de cigarros. Alerte as pessoas à sua volta para guardarem o lixo num saco até saírem da praia e utilizarem os cinzeiros portáteis sempre que estiverem disponíveis.

  1. Fazer uma recolha de lixo

No final do seu dia de praia, faça uma recolha de lixo com a sua família ou grupo de amigos e recicle o que for possível. “Levar mais lixo do que aquele que trouxe” é o lema a seguir.

  1. Fotografe e observe, mas não leve conchas para casa

As conchas são vitais para a manutenção do ecossistema marinho, uma vez que servem de abrigo para animais e algas. Assim, se existirem milhares de pessoas a retirar conchas da praia, a biodiversidade é afetada.

  1. Preparar uma refeição com frutas e hortícolas da época

Se passar várias horas na praia, deve preparar uma refeição saudável e sustentável, utilizando produtos de origem vegetal e da época. Evite utilizar embalagens de plástico ou cartão descartáveis.

  1. Procure caminhar fora das dunas

As dunas protegem a zona costeira contra tempestades e a força do mar. Assim, deve evitar caminhar sobre estas estruturas de areia de forma a não as danificar e deve também preservar a florestação que nelas cresce.

  1. Evite alimentar os animais selvagens

Alimentar animais na praia, como gaivotas e outros pássaros, pode ser muito prejudicial ao seu bem-estar. Estes animais habituam-se a ser alimentados e deixam de caçar, além de que a nossa comida pode fazer com que fiquem doentes.

 

Tome nota!

As praias são ecossistemas de uma elevada riqueza social e natural, por isso, devemos fazer o que estiver ao nosso alcance para as proteger, bem como aos oceanos. Através de ações simples, conseguimos ter um dia de praia mais sustentável e aliar o lazer à proteção do meio ambiente.