Poluição sonora: saiba como silenciar este problema

É um problema sobre o qual nem sempre temos consciência, mas que tem implicações para a saúde humana e para o meio ambiente. Saiba tudo sobre as causas e consequências da poluição sonora.

A Agência Europeia do Ambiente estima que 125 milhões de pessoas estão expostas, diariamente, a níveis sonoros considerados nocivos para a saúde. Além das pessoas, também o meio ambiente e, sobretudo, os animais sofrem as consequências deste problema.

O que é a Poluição Sonora?

A poluição sonora é um problema ambiental que acontece quando são emitidos sons indesejados ou perturbadores que afetam a saúde e o bem-estar dos seres humanos.

Mas nem todos os sons são considerados poluição sonora. A Organização Mundial da Saúde (OMS) define como ruído níveis do som superiores a 65 decibéis (o equivalente ao som produzido por um aspirador). O ruído só se torna prejudicial para a saúde quando é superior a 75 decibéis - equivalente, por exemplo, ao som de um berbequim - e doloroso a partir dos 120 decibéis, nível que atinge um tiro de uma arma ou um avião a descolar.

Para um sono de qualidade, a OMS recomenda menos 30 decibéis no quarto. E, para permitir boas condições de ensino e aprendizagem, menos de 35 decibéis nas salas de aula.

A preocupação em controlar a poluição sonora e minimizar os efeitos nocivos da mesma, foi implementada uma regulamentação especial para o ruído. O objetivo é reduzir os níveis de ruído nas zonas mais afetadas e preservar o ambiente sonoro das zonas mais calmas, para minimizar os efeitos na qualidade de vida de todos.

Causas da poluição sonora

Para compreender melhor esta questão, importa conhecer a sua origem. A poluição sonora é mais comum nos grandes centros urbanos e pode surgir de várias fontes, tais como:

  • Tráfego de carros, aviões e outros meios de transporte, como o metro,
  • Locais de obras e construção;
  • Espaços de lazer noturno;

Consequências da poluição sonora

Quando a exposição a estes ruídos acontece de forma intensa e prolongada no tempo, pode ter um impacto nocivo na vida das pessoas como:

  • Stress;
  • Depressão;
  • Perturbações no sono;
  • Perturbações de atenção;
  • Perda de memória;
  • Dor de cabeça;
  • Cansaço;
  • Quebra de rendimento no trabalho;
  • Perda de audição temporária ou permanente.

No entanto, a poluição sonora não afeta apenas as pessoas. Esta tem um impacto negativo, também, no meio ambiente, sobretudo junto dos animais

Seja para comunicarem ou se protegerem, os animais dependem do som para a sua sobrevivência. Os elevados níveis de ruído, provenientes dos meios urbanos, podem levar, entre outros, a problemas como a migração forçada ou até à extinção de algumas espécies.

Como reduzir a poluição sonora?

Um problema global exige medidas proporcionais. É importante, de modo geral, agir:

  • Na proteção das áreas naturais e parques urbanos
  • Na implementação de distâncias “seguras” entre zonas residências e zonas de maior ruído (como aeroportos e autoestradas)
  • Com penalizações para quem passe os limites de ruído não prejudicial
  • Na correção do isolamento sonoro dos edifícios.

Ainda assim, a redução da poluição sonora também está nas suas mãos. Por isso, deixamos-lhe algumas formas de como fazer a sua parte:

Seja um vizinho respeitador

Sobretudo nos horários noturnos tenha especial atenção ao barulho. Se vai ouvir música ou ver televisão, mantenha o volume baixo, para que os seus vizinhos tenham condições para descansar de forma saudável. Se vai fazer obras, respeite os horários permitidos para o efeito.

Evite o uso do carro

Reduza ao máximo a utilização da sua viatura pessoal. Opte por meios de transporte mais sustentáveis, especialmente a bicicleta ou andar a pé. Além de estar a reduzir o ruído está,também, a reduzir a sua pegada carbónica.

Isole as janelas da sua casa

Bloqueie o ruído do exterior, isolando de forma adequada as suas janelas ou portas. Desta forma, está a promover o ambiente necessário para a sua casa.

Sensibilize para o tema

Da cidadania ao ambiente, educar para o tema e falar sobre o assunto é uma excelente forma de participar na solução deste problema. É importante fazê-lo, sobretudo, com as gerações mais novas, para crescerem conscientes de que podem fazer para ajudar.

Tome nota!

A poluição sonora é uma ameaça à saúde das pessoas e do meio ambiente. Para atenuar este problema, as autoridades locais e cada um de nós deve refletir sobre o que podemos fazer para ajudar, em prol de uma maior qualidade de vida para todos. Conheça algumas das iniciativas e boas práticas da Missão Continente.

Preparado para se tornar um Herói? Comece hoje mesmo a criar um impacto positivo na sociedade. Adira ao projeto Heróis Missão Continente e perceba como pode contribuir para um mundo melhor, participar em desafios e ter muitas surpresas. Divirta-se, enquanto constrói um futuro mais sustentável para todos.

Complete já a Missão “Vamos caminhar? I e II”. Descubra como é simples reduzir a pegada carbónica associada à mobilidade.