“Não estragar, não sujar e preservar aquilo que é de todos”

Paula Gomes, colaboradora Sonae há 22 anos, evidencia a sua preocupação com o ambiente e o lixo que encontra nos espaços públicos. Nos últimos 4 anos, por trabalhar na área de Responsabilidade Social do Continente, tem vindo a testemunhar a realidade do impacto ambiental que as atividades económicas provocam. “É importante também consciencializar os outros, apesar de que já todas as pessoas deviam ter essa consciência”, diz, destacando a importância da reciclagem e da sensibilização para o tema, que, a seu ver, nunca é demais.

Jornada do Herói | Paula Gomes

Nos seus passeios matinais, Paula passa por um parque infantil, onde, durante a noite, muitos jovens se juntam para conviver. O problema está no lixo que deixam e que se torna bastante evidente (e perigoso) nas manhãs seguintes. “Fui lá num domingo de manhã e estava mesmo bastante sujo, então voltei a casa, peguei num saco do lixo e depois, durante o meu passeio, fui apanhando coisas”, conta a colaboradora da Sonae MC.

 

Este foi o primeiro passo para dar início a um novo hábito. Hoje, sempre que vai passear, leva um saco para recolher o lixo com que se cruza e, ao chegar a casa, faz a separação dos resíduos recolhidos. Para Paula este é o “prazer de contribuir” para a comunidade.

O filho acompanha-a não só nos seus passeios, mas também na iniciativa de recolher lixo. “É uma coisa que ele também gosta muito de fazer, e eu gosto muito que ele me acompanhe e que tenha esta experiência, porque interioriza a questão do cuidado que temos de ter com os espaços comuns”, explica.

Conheça a história completa da Paula Gomes aqui.