“Despertar a consciência individual em prol da comunidade”

Para Luís Cruz, responsável pela área de operações de logística Sonae MC, a acumulação de lixo em zonas mais escondidas da freguesia onde vive, Carnide, é um problema que pode ser resolvido com a participação da comunidade.  “Um e-mail (para a Junta de Freguesia) poderia ser suficiente para ativar uma maior atenção a essas zonas mais escondidas da freguesia, contudo havia algo que provavelmente não conseguiríamos fazer que era despertar a consciência individual e a importância de atuarmos pessoalmente para conseguirmos chegar a objetivos que são de ordem comunitária, para o bem da comunidade”, clarifica.

Jornada do Herói: Luís Cruz

Foi durante as suas corridas que Luís Cruz se deparou com um problema comum, “vários tipos de lixo” abandonado pelo chão. Inspirado pelo perfil interventivo da Missão Continente decidiu dar o primeiro passo rumo à sustentabilidade ambiental e juntar um grupo de amigos e familiares para proceder à limpeza dos espaços identificados.

Assim, tornou-se o principal promotor de uma ação de limpeza em Carnide, com o objetivo de tornar a freguesia “mais limpa, mais amiga do ambiente”. Numa dinâmica inter-geracional, integrada num propósito comum, Luís desafia os mais velhos a saírem de casa para participarem nesta iniciativa a par com os mais jovens.

Nas escolas, mais propriamente no ensino básico, pretende partilhar conteúdos que sensibilizem a camada mais jovem a aderir ao projeto. “Temos de ter a responsabilidade formar os jovens, a comunidade do futuro”, declara. “Aumentar o nível de responsabilidade social da nossa comunidade é o legado que devemos ajudar a promover”. 

Conheça aqui a história completa de Luís Cruz.