Inteligência emocional: essencial para todos no dia a dia

A importância das emoções no comportamento humano, bem como nas relações interpessoais, é indiscutível. E, por este motivo, é essencial saber gerir as emoções pessoais, mas também as de quem nos rodeia. Conheça a importância da inteligência emocional e algumas ideias de como trabalhar a sua e a dos mais novos.

O conceito de inteligência emocional refere-se à capacidade de reconhecer, compreender e gerir as emoções e sentimentos, bem como à aptidão de lidar de forma eficaz com as emoções e sentimentos dos outros.

Apesar de ser resultado de vários de conceitos mais antigos, que sofreram alterações face ao desenvolvimento da sociedade e psicologia, o termo inteligência emocional foi apresentado por Peter Salovey e John D. Mayer, e, seguidamente, popularizado por Daniel Goleman, na década de 90, que estabeleceu os cinco pilares que formam a base da inteligência emocional. Quando desenvolvidos em conjunto, estes pilares contribuem para uma abordagem equilibrada e eficaz nas relações pessoais e profissionais:

  • Autoconsciência: assenta no reconhecimento e compreensão das próprias emoções, estados de espírito e impulsos.
  • Autorregulação: prevê a habilidade de gerir e controlar as próprias emoções, evitando reações impulsivas.
  • Motivação: visa a criação de metas pessoais realistas, aliando a persistência e otimismo para alcançá-las.
  • Empatia: observa-se através da compreensão e reconhecimento das emoções dos outros, promovendo relacionamentos interpessoais saudáveis.
  • Habilidades sociais: resulta na capacidade de interagir eficazmente com os outros, envolvendo uma comunicação eficiente, a resolução de conflitos e a cooperação.

 

inteligencia emocional missao continente

A importância da Inteligência emocional

A inteligência emocional é crucial porque influencia diretamente o modo como lidamos com as emoções, tanto as nossas quanto as dos outros. Esta contribui não só para o sucesso nas relações interpessoais e resolução de conflitos, como também na tomada de decisões conscientes e na promoção do bem-estar emocional.

Ter uma boa inteligência emocional pode impactar positivamente o desenvolvimento pessoal profissional e até a saúde mental.

Considerando os pilares acima referidos, desenvolva uma autoavaliação ou recolha feedback de outras pessoas para compreender em que pontos devem trabalhar melhor. Analise a sua perceção e gestão emocional, refletindo sobre:

  1. Tenha consciência das suas próprias emoções, procure compreender como estas afetam o seu comportamento e as suas decisões.
  2. Observe a sua capacidade em controlar impulsos emocionais e a forma como lida com situações de stress.
  3. Avalie a sua capacidade de ser empático, compreender as emoções dos outros e se colocar no lugar deles.
  4. Analise a sua aptidão para construir relacionamentos saudáveis e eficazes.
  5. Reflita sobre a sua capacidade de estabelecer metas e garantir a motivação durante momentos desafiantes.

 

Inteligência emocional nas crianças: dicas para desenvolver

A consciência e autorregulação prepara as crianças para enfrentar mudanças e desafios na vida com maior resiliência e flexibilidade, estando menos propensas a comportamentos agressivos, destrutivos ou antissociais.

Faça parte deste processo de crescimento tão importante, deixamos algumas ideias de como desenvolver a inteligência emocional em crianças:

  • Reconheça as emoções das crianças, valide os seus sentimentos e mostre que é normal sentir uma variedade de emoções.
  • Partilhe emoções, mostre como lidar com emoções de maneira saudável, mostrando autenticidade e respeito.
  • Encoraje a reflexão sobre as próprias emoções, incentivando a identificação e a compreensão das mesmas.
  • Promova uma comunicação aberta, incentivando a expressão emocional e criando um ambiente onde as crianças se sintam à vontade para falar sobre os seus sentimentos.
  • Fale sobre empatia e ensine a importância de compreender as emoções dos outros. Leia livros, discuta situações e incentive a empatia.
  • Apele à resolução de conflitos, ajudando as crianças a desenvolver habilidades para resolver conflitos de forma construtiva, promovendo o diálogo e a negociação.
  • Autoconsciência: Encoraje a reflexão sobre as próprias emoções, incentivando a identificação e a compreensão delas.
  • Organize atividades que envolvam interação social, ou tarefas em equipa, para desenvolver habilidades sociais e cooperação.

 

Tome Nota!

Ao ensinar e desenvolver a inteligência emocional desde cedo, proporcionamos às crianças ferramentas valiosas para lidar com as complexidades emocionais da vida, contribuindo para o crescimento emocional e sucesso em diferentes áreas da vida. Saiba mais sobre a saúde mental nas crianças neste artigo, e outros temas no blog da Missão Continente.