Sabia que 1 em cada 7 crianças e jovens entre os 6-18 anos enfrentam problemas de saúde mental no mundo? Dados alarmantes que se tornam ainda mais preocupantes quando se conclui que metade destes jovens começam a sentir estes problemas por volta dos 14 anos. Em Portugal, quase 31% dos adolescentes apresentam sintomas depressivos.
Partindo da definição de saúde da Organização Mundial da Saúde (OMS), mais do que ausência de doença, saúde representa uma situação de completo bem-estar físico, psicológico e social. Deste modo, é necessário que o indivíduo desenvolva habilidades pessoais, conseguindo lidar com o stress da vida, trabalhando de forma produtiva e de forma apta a dar a sua contribuição para comunidade.
Compreender a saúde mental das crianças
As crianças, tal como os adultos, podem ter problemas de saúde mental. Embora nem sempre expressem as suas emoções de forma explícita, é essencial estar atentos a sinais subtis que possam indicar dificuldades. Entre os sinais mais comuns estão:
- alterações de humor;
- dificuldade de concentração;
- preocupações persistentes;
- declínio no desempenho académico.
Como promover a saúde mental nas crianças?
A promoção do bem-estar mental das crianças começa com medidas preventivas.
A criação de um ambiente de apoio que estimule a inteligência emocional – capacidade de reconhecer, compreender e usar as emoções para reduzir o stress, criar empatia com os outros, construir relações conflitos - é fundamental. Incentivar uma comunicação aberta, onde as crianças se sintam à vontade para dizer o que pensam e sentem, sem medo de serem julgadas. Adicionalmente, um estilo de vida saudável com uma alimentação equilibrada, exercício físico regular e sono suficiente contribui também para a qualidade de vida da criança.
Como explicar este tema às crianças?
Falar deste tema com crianças ou adolescentes requer uma abordagem sensível e adequada à idade:
- Utilize uma linguagem simples que elas possam compreender e encoraje-as a partilhar abertamente os seus sentimentos;
- Crie um espaço seguro onde as crianças se sintam seguras para se exprimirem;
- Tente colocar-se no lugar da criança, evite suposições ou minimizar as suas emoções;
- Sublinhe que procurar ajuda quando necessário é um sinal de força, e que existem recursos de apoio disponíveis.
A abordagem da saúde mental das crianças é muito importante para a sua felicidade geral. Compreendendo os sintomas comuns, adotando medidas preventivas e falando sobre o tema com sensibilidade, podemos criar uma base para mentes jovens emocionalmente mais resistentes e férteis.
Tome Nota!
O bem-estar da saúde mental das crianças envolve várias áreas do seu dia a dia, esteja atento e aproveite para passar tempo de qualidade com as suas crianças, com vista a garantir uma vida mais equilibrada. Vamos trabalhar juntos para garantir um futuro mais brilhante e saudável para a próxima geração. Explore outros temas em artigos, iniciativas e boas práticas da Missão Continente.