O futebol é o desporto mais popular do mundo, contando com cerca de cinco mil milhões de fãs em todo o globo. No entanto, a Federação Internacional de Futebol Associado (FIFA) acrescenta que este é um desporto predominantemente masculino, na medida em que as mulheres ainda estão proibidas de jogar futebol em muitos países.
Ainda assim, nos últimos anos, o futebol feminino tem ganho uma crescente popularidade na sociedade ocidental, sendo que mais de 365 milhões de pessoas viram o Campeonato Europeu de Futebol Feminino da UEFA em 2022.
O reconhecimento do futebol feminino revela o impacto do desporto no desenvolvimento de uma sociedade mais justa, onde homens e mulheres têm oportunidades iguais em todas as áreas.
O papel do futebol feminino
O futebol feminino tem adquirido mais popularidade nos últimos anos, sendo que o número de adeptos que veem jogos na televisão aumentou, bem como os anúncios publicitários sobre este tópico e as transferências de jogadoras, Em Portugal, este crescimento de popularidade não é exceção, o que pode ser verificado pelo número de adeptos presentes no jogo de Portugal contra a Ucrânia, no Estádio do Bessa.
Este reconhecimento ajuda a mudar mentalidades em países onde a discriminação e as desigualdades de género são um problema com grande expressão. Ao normalizar a participação das mulheres num desporto tão popular em todo o mundo é mais fácil quebrar as barreiras de desigualdade que existem na sociedade.
A difusão deste desporto no contexto feminino pode ainda ter um impacto positivo no bem-estar das mulheres que participam, sendo que, segundo a União das Associações Europeias de Futebol (UEFA), as raparigas adolescentes que jogam futebol demonstram um maior nível de autoconfiança. Para tal muito contribuem eventos como a Festa do Futebol, organizada pela Federação Portuguesa de Futebol, que juntou centenas de jovens provenientes de clubes e escolas, na Cidade do Futebol.
Apesar do impacto positivo que a crescente legitimação do futebol feminino tem possibilitado nos países do ocidente, ainda existem muitos lugares onde as mulheres são proibidas de jogar futebol ou qualquer outro desporto.
Alguns países têm ainda leis que proíbem as mulheres de entrar nos estádios para assistir aos jogos. As organizações de direitos humanos estão a pressionar cada vez mais a FIFA para penalizar os países com este tipo de leis, algo que já está a ter frutos, tendo o presidente da Federação Iraniana de Futebol anunciado que as mulheres vão voltar a poder entrar em alguns estádios do país, uma medida que está longe de ser suficiente.
A importância do desporto na sociedade
O desporto é uma atividade social de grande importância nas sociedades modernas, influenciando várias áreas da vida pública. Entre outras coisas, o desporto contribui para:
- A saúde física e mental da população, ajudando a prevenir inúmeras doenças como a obesidade.
- O desenvolvimento económico dos países, através da criação de postos de trabalho e dos serviços que potencia.
- Ajudar as crianças a transformarem-se em adultos saudáveis, capazes de controlar as suas emoções e trabalhar em conjunto.
- A criação de movimentos sociais em prol de minorias, nomeadamente movimentos contra o assédio e violência sexual contra mulheres no desporto.
- A criação dum sentimento de pertença e coletivismo, mesmo entre países diferentes.
O impacto negativo do Sportswashing
Desde o Mundial no Qatar em 2022, tem-se observado um crescimento do fenómeno Sportswashing, que passa pela realização de um evento desportivo com o objetivo de melhorar a reputação do governo ou corporação em causa.
Esta tática é utilizada por governos que pretendem desviar a atenção do público internacional dos problemas relacionados com direitos humanos que acontecem no seu país, nomeadamente a supressão dos direitos das mulheres. As estratégias mais comuns são a contratação de jogadores importantes no contexto internacional ou a realização de uma competição mundial.
Estes tipos de ações devem ser condenadas pelos países e pelas organizações de futebol internacionais, na medida em que apresentam um retrocesso relativamente ao papel do desporto na construção de uma sociedade mais igualitária.
Tome nota!
O futebol feminino tem ganho popularidade nos últimos anos nos países ocidentais e traduz, em parte, a importância do desporto na construção de uma sociedade mais justa. No entanto, em termos globais, existe um longo percurso a fazer para que o desporto seja acessível a todas as mulheres.