Dia Mundial da Saúde: 7 de abril

No Dia Mundial da Saúde, a Missão Continente incentiva e celebra a importância de fazermos escolhas mais saudáveis e conscientes. Por si, por todos.

“Minha saúde, meu direito”. Este é o tema escolhido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para celebrar o Dia Mundial da Saúde, em 2024. E como promover estilos de vida saudáveis é parte fundamental da Missão Continente, deixamos-lhe o convite para fazer deste dia 7 de abril um motivo para relembrar a importância de fazer escolhas conscientes e benéficas - por si, por todos.

A data, que assinala também o aniversário da OMS, é ainda o mote perfeito para fortalecer um debate urgente: a necessidade de garantir que todos, globalmente, tenham acesso a cuidados de saúde de qualidade e um ambiente saudável. 

E como pessoas e comunidades estão em foco da nossa Missão, este é um assunto que nos diz muito. Fique connosco para saber mais sobre saúde e bem-estar, e entenda o que fazemos para apoiar e promover a saúde em Portugal.

Minha saúde, meu direito

crianças recebe atendimento médico no colo da mãe

Cerca de 4,5 mil milhões de pessoas, mais de metade da população mundial, não têm acesso a serviços de saúde e cuidados básicos - é o que apontam dados do Conselho da OMS referentes a 2021. Um número alarmante, que revela um mundo em crescente ameaça, com guerras, desastres naturais e doenças que devastam comunidades e negam às suas comunidades o direito à saúde - um direito humano básico. A crise climática agrava a situação, ameaçando o meio ambiente e comprometendo o nosso acesso a um meio ambiente saudável. 

Na linha da frente para enfrentar tais desafios, subscrevemos a mensagem que a OMS destaca no Dia Mundial da Saúde em 2024: precisamos assegurar que todos possam ter acesso a cuidados de saúde de qualidade, bem como à educação sobre o tema, à correta nutrição, à água potável, nutrição adequada, habitação digna e condições ambientais e laborais saudáveis e dignas. 

O dia 7 de abril deste ano serve para nos lembrar como é fundamental que todos possamos olhar para a saúde como um direito humano fundamental, que deve ser promovido por todos e para todos, sem exceção.

Sustentabilidade na saúde

Sustentabilidade é um conceito que gostamos de colocar em prática. E queremos passar a palavra adiante. Mas o que tem sustentabilidade a ver com saúde? Muito.

Já parou para pensar no quanto as suas escolhas quotidianas interferem com o planeta e com as pessoas? E no quanto elas podem alterar diferentes contextos relacionados com a saúde? 

Ser sustentável pressupõe assumir a consciência que os recursos do meio ambiente, sendo finitos, devem ser utilizados de forma ponderada e inteligente. Afinal, aquilo que queremos satisfazer hoje não pode comprometer a capacidade das gerações futuras de poderem satisfazer as suas próprias necessidades. 

Há diferentes tipos de sustentabilidade, mas todos eles vão impactar de alguma forma no nosso direito à saúde. 

  • A sustentabilidade ambiental na área da saúde defende que possamos adotar práticas que reduzam o nosso impacto ambiental. A redução dos nossos consumos de água e energia, bem como a escolha por utilizar produtos e materiais mais sustentáveis, são algumas medidas que pode começar a praticar desde já.
  • A sustentabilidade social na saúde está relacionada com a ideia de promover uma sociedade com menos diferenças, que seja mais justa e mais equitativa. Isto, claro, passa por assegurar o acesso de todos aos serviços de saúde, promovendo aquilo que chamamos de saúde preventiva.
  • A sustentabilidade económica na saúde é o conceito que defende a poupança de recursos financeiros. Ou seja, está relacionada com a gestão mais eficiente dos recursos financeiros disponíveis. Para alcançá-la, temos de combater desperdícios, otimizar os processos e procurar escolhas mais eficazes e económicas.
  • A sustentabilidade cultural na saúde visa proteger aspetos sociais, ambientais e económicos de cada um, com o objetivo de valorizar e preservar a diversidade cultural. Através de uma assistência mais humanizada e integral, poderemos vir a ter um sistema de saúde mais inclusivo, onde todos os utentes têm acesso aos cuidados mais adequados às suas necessidades.

Estas são as 10 grandes ameaças à saúde, previstas pela OMS

  1. Mudanças climáticas e poluição do ar
  2. Doenças crónicas não contagiosas (como diabetes, cancro, hipertensão, etc)
  3. Uma nova pandemia de influenza
  4. Locais com alta taxa de fragilidade social
  5. Resistência bacteriana, devido ao uso excessivo de antibióticos
  6. Agentes infeciosos letais
  7. Deficiência no atendimento primário de saúde
  8. Dengue
  9. VIH
  10. Receio das vacinas

Saúde para todos: uma Missão Continente

Fazemos a nossa parte, como Missão, desde 2003. Porque entendemos que o acesso a cuidados de saúde é fundamental para assegurar melhor qualidade de vida às pessoas.

A Missão Continente apoia organizações nacionais de saúde portuguesas no sentido de assegurar financiamento para os seus respetivos projetos. Ao longo dos anos já fizemos muito e queremos fazer muito mais.

Contos Solidários: histórias que financiam cuidados de saúde

Em abril de 2024, a Missão Continente doou 262 mil euros à Associação ACREDITAR, de Lisboa, que apoia 48 famílias com crianças diagnosticadas com doenças graves. O valor doado foi angariado através da venda dos livros “Contos Solidários”, à venda nas lojas Continente de todo o país. 

A iniciativa, feita em parceria com a editora Leya e com a Disney, teve início em 2019 para apoiar a Operação Nariz Vermelho. Em 4 anos, a ação já doou cerca de 469 mil euros. A nova edição dos livros terá parte do valor da venda revertido para apoiar os Serviços de Pediatria do IPO de Lisboa e Porto.

Outros números de impacto

Em 2022, a Missão Continente, através das instituições apoiadas,: 

  • Apoiou 6 210 utentes.
  • Tinha 700 voluntários envolvidos nos projetos de saúde.
  • Já realizou mais de 25 mil visitas ao domicílio.
  • Apoiou 6 hospitais, através da Fundação do Gil.
  • Atuou para apoiar a saúde em 56 concelhos do país.
  • Apoiamos de forma regular o Hospital São João, no Porto.
  • Angariámos mais de 100 mil euros para o Hospital Dr. Nélio Mendonça, na Madeira;
  • Doámos mais de 50 mil euros para apoiar as unidades de neonatologia dos IPO Porto e IPO Lisboa; 
  • Apoiamos regularmente, através das nossas iniciativas, Unidades de Saúde Familiar do país, a Fundação do Gil e a Liga Portuguesa Contra o Cancro, entre outras instituições.

Fonte: Relatório de Impacto

A nossa missão parece simples, mas é profunda: acreditamos que todos merecem ter acesso a cuidados de saúde de qualidade e sabemos que podemos contribuir para tornar a saúde mais humana. Junte-se a nós neste movimento e contribua para impactar positivamente muitas vidas.

Já fez a sua parte hoje?

A Missão Continente convida-o a juntar-se à causa da saúde, promovendo mudanças saudáveis na sua rotina e apoiando as ações que visam assegurar, para todos, o acesso digno a este direito humano básico. Venha connosco e descubra formas de cuidar melhor da sua saúde, da dos outros e do planeta.

6 dicas simples de saúde, para começar já a ser mais saudável

mãe e filha fazem atividade física na sala de casa

Ter saúde é muito mais do que apenas não estar doente. Aposte no seu bem-estar físico e mental, e conquiste uma vida mais equilibrada e sadia.

  1. Durma bem. Uma rotina de sono saudável reforça o nosso sistema imunitário, além de permitir que o corpo regenere.
  2. Mantenha-se hidratado. Pelo menos 60% do nosso corpo é composto de água - e ela é fundamental à nossa existência. A quantidade ideal de água a ser ingerida depende de fatores como idade e estrutura física, mas existem recomendações gerais: 2,7 litros para mulheres; 3,7 litros para homens; grávidas e lactantes devem ingerir 3 litros; para crianças com idades entre os 4 e os 8 anos, a quantidade é de 1,7 litro de água por dia; e entre os 9 e os 13 anos, 2,1 e 2,4 litros, para raparigas e rapazes, respetivamente. Os valores abrangem a água ingerida através de alimentos e bebidas. Atenção aos bebés e crianças mais novas, bem como nos idosos, que são grupos mais suscetíveis à desidratação.
  3. Faça as pazes com a sua alimentação. Não é segredo que grande parte do segredo para ter uma vida mais saudável passa pela ponta do garfo. Faça escolhas conscientes e privilegie alimentos o mais naturais possível. 
  4. Tenha o hábito de praticar atividade física regularmente. Exercícios físicos reduzem o risco de doenças vasculares, diabetes, obesidade e, até, de cancro.
  5. Abandone hábitos prejudiciais à sua saúde, como o do tabaco, álcool e, até, açúcar.
  6. Mantenha a sua saúde mental em equilíbrio, afinal, as suas emoções interferem com o seu corpo e bem-estar físico.