Atividades para fazer nas férias escolares: 10 ideias

Excelentes atividades para fazer nas férias escolares: desde aventuras ao ar livre até fichas didáticas da Missão Continente, há sugestões para todos!

atividades para ferias escolares

As férias escolares são a época mais aguardada pelos mais novos. Finalmente o relógio desacelera, os horários rígidos dão lugar a dias longos e mais preguiçosos e há todo um mundo de possibilidades à espera de ser explorado.

Mas o que fazer para manter os miúdos entretidos, felizes e, ao mesmo tempo, a estimular a mente? Aqui ficam algumas sugestões de atividades para fazer nas férias escolares que vão tornar este período inesquecível!

10 atividades para fazer nas férias escolares

Manter atividades regulares durante as férias escolares é fundamental para o desenvolvimento contínuo das crianças. Embora as férias sejam uma época de descanso, manter uma rotina de atividades ajuda a preservar uma estrutura que facilita a adaptação ao regresso às aulas.

Atividades lúdicas e educativas, como a leitura, os jogos de tabuleiro, ou as fichas didáticas, mantêm o cérebro ativo, estimulando o raciocínio e fortalecendo conhecimento de forma divertida. Para além disso, atividades físicas e ao ar livre promovem a saúde e o bem-estar, garantindo que as crianças se mantêm ativas e saudáveis.

Porque entendemos que as férias são, também, uma oportunidade de aprendizagem e crescimento, temos duas mãos cheias de ideias divertidas e estimulantes, para fazer desta uma altura de desenvolvimento criativo!

Sabemos que as pausas letivas não têm de ser sinónimas de ócio e que é possível crescer e aprender sem perder o espírito de diversão e liberdade.

1. Fichas da Missão Continente

Para manter o cérebro ativo de uma forma lúdica, as fichas da Escola Missão Continente são uma aposta vencedora. Estas fichas didáticas abordam várias temáticas atuais e enriquecedoras, como o consumo consciente e a alimentação saudável. Também incentivam à prática de atividades ao ar livre, com a família e amigos! Para esta pausa letiva, a Escola Missão Continente tem diferentes atividades para idades distintas:

 

As atividades são divertidas e desafiantes, ajudando a fortalecer conhecimentos e a estimular o raciocínio. Uma ótima forma de aprender enquanto se brinca!

2. Aventuras ao ar livre

Nada como aproveitar o bom tempo para explorar a natureza. Passeios de bicicleta, caminhadas ou piqueniques no parque são excelentes opções. Quem sabe até podem montar uma tenda no jardim e fazer uma noite de campismo caseiro! A observação de estrelas à noite ou a caça ao tesouro são atividades que misturam aventura e aprendizagem de forma divertida.

3. Mergulhar na leitura

Ler não é só para a escola. As férias são a altura ideal para os mais novos descobrirem o prazer da leitura. Crie um cantinho da leitura em casa, com almofadas confortáveis e uma seleção de livros apelativos.

Livros de aventura, fantasia, ou até banda desenhada podem ser excelentes escolhas. E que tal organizar um clube do livro entre amigos ou em família?

4. Pequenos chefs na cozinha

A cozinha pode ser um sítio mágico para os mais pequenos. Experimentar novas receitas, fazer bolos ou preparar um almoço especial são atividades que podem ser feitas em família. Para além de serem momentos de partilha, ajudam a desenvolver competências como a organização e a criatividade. E, claro, no final todos podem saborear as deliciosas criações.

5. Artes e ofícios

Dar asas à imaginação e libertar a criatividade é sempre uma boa ideia. Pintar, desenhar, fazer colagens ou criar esculturas com materiais recicláveis são atividades que proporcionam horas de diversão. Podem até organizar uma pequena exposição de arte em casa!

6. Jogos de tabuleiro e puzzles

Para momentos mais calmos, os jogos de tabuleiro e os puzzles são perfeitos. Além de serem muito divertidos, ajudam a desenvolver o pensamento estratégico e a capacidade de resolução de problemas. Escolha jogos adequados à idade das crianças e prepare-se para horas de competição saudável.

7. Desafios científicos

A ciência pode ser fascinante e muito divertida. Realizar pequenas experiências científicas em casa, como fazer um vulcão com bicarbonato de sódio e vinagre ou criar cristais de açúcar, desperta a curiosidade e o gosto pela descoberta.

Para o vulcão científico, este é o passo a passo:

  • Misture vinagre e detergente da louça (cerca de 25 ml de solução) num pequeno copo;
  • Pode juntar corante alimentar para tornar tudo mais colorido e divertido;
  • Num segundo copo, misture outros 25 ml de água com bicarbonato de sódio;
  • Por fim, junte tudo num único recipiente, de preferência o maior, e desfrute da magia vulcânica!

 

Passo a passo para fazer os cristais de açúcar:

  • Use um tacho para ferver 1 chávena de água;
  • Pode adicionar corante para criar cristais coloridos;
  • Junte 3 chávenas de açúcar, lentamente, uma colher de cada vez;
  • O segredo é continuar a adicionar o açúcar até que comece a acumular no fundo do tacho, sem dissolver. Nesta altura, a solução está no ponto para ser retirada do lume;
  • O passo seguinte é despejar a solução numa jarra de vidro, mas deve evitar juntar o açúcar que não foi dissolvido;
  • De seguida, amarre um fio de algodão a meio de um lápis, coloque-o na borda da jarra e deixe o fio baloiçar na água até quase ao fundo, mas sem tocar (no fundo e nas laterais);
  • Cubra a jarra com uma toalha de papel e deixe descansar sem mexer. O crescimento dos cristais deverá ter início no dia seguinte e pode deixá-los crescer à vontade! Quando atingirem o tamanho desejado, puxe o fio, deixe as pedras secarem e terá o seu cristal comestível!

 

8. Cinema em casa

Organizar uma sessão de cinema em casa pode ser uma ótima ideia para um dia mais preguiçoso. Escolha alguns filmes ou séries de animação, prepare pipocas e deixe-se envolver pela magia do cinema. É um momento de descontração que todos vão adorar.

9. Projetos de jardinagem

Mexer na terra pode ser uma atividade extremamente gratificante. Plantar flores, ervas aromáticas ou até uma pequena horta pode ensinar muito sobre a natureza e a responsabilidade. E a alegria de ver uma planta crescer é incomparável!

atividades ferias em casa

10. Desportos e jogos ao ar livre

Manter-se ativo é essencial. Organize jogos de futebol, basquetebol ou voleibol no jardim de casa ou num parque. Jogos tradicionais como as escondidinhas, a macaca ou a corrida de sacos também são ótimas formas de gastar energia e divertir-se.

As férias escolares são uma oportunidade para criar memórias inesquecíveis, aprender coisas novas e, acima de tudo, divertir-se. Com estas sugestões de atividades para fazer nas férias escolares, qualquer família estará preparada para planear um período de descanso ativo e enriquecedor, onde o prazer e a aprendizagem andam de mãos dadas.

Escola Missão Continente: com os mais novos até nas férias

A Escola Missão Continente tem um compromisso inabalável com a educação dos mais novos, mesmo durante as férias escolares. O nosso projeto pedagógico oferece uma variedade de atividades ao longo de todo o ano letivo, beneficiando cerca de cem mil alunos de 873 escolas. Durante a pausa letiva também estamos presentes!

As nossas fichas didáticas, destinadas a crianças em idade escolar, abordam temáticas atuais e relevantes, como a sustentabilidade, a alimentação saudável e estilo de vida ativo. São fichas cheias de cor e desafios estimulantes, concebidas para serem lúdicas e interativas, permitindo que as crianças aprendam enquanto se divertem. Temos ainda desenhos para colorir, de bonecos especiais e de natureza e animais.

Ao promover atividades educativas durante o período de férias, a Escola Missão Continente assegura que os alunos continuam a desenvolver competências essenciais, estimulando o raciocínio e fortalecendo conhecimentos de forma contínua. Este compromisso com a educação integral das crianças reflete uma das nossas maiores Missões: a de preparar as novas gerações para um futuro mais consciente e responsável.

Nos intervalos das brincadeiras, exercitem com os mais pequenos os vossos conhecimentos! É a brincar e a aprender que se cresce, todos os dias.