Perguntas Frequentes

Heróis

O que é o Movimento Heróis Missão Continente?

A Missão Continente representa todas as iniciativas de responsabilidade social do Continente e o seu compromisso para a construção de um futuro mais sustentável.

O Movimento Heróis Missão Continente nasce da vontade de mobilizar a comunidade a replicar ações da Missão Continente na sua comunidade local.

Quem pode inscrever-se no Movimento Heróis Missão Continente?

Todos podemos ser Heróis Missão Continente, basta querer fazer a diferença no futuro do planeta, da alimentação e da comunidade. E, para isso, não há limites à idade.

Ainda assim, algumas Missões – a serem realizadas por crianças – devem ter acompanhamento e supervisão de adultos. Tenha em consideração a segurança dos pequenos Heróis.

Como posso participar no Movimento Heróis Missão Continente?

O primeiro passo é registar-se no site da Missão Continente. Se ainda não está registado, basta selecionar uma das Missões que será encaminhado para o formulário de registo.

Depois de inserir os seus dados receberá um e-mail de confirmação e a partir daí, só terá de completar todos os passos das Missões e enviar o comprovativo da mesma.

O que é uma Missão?

As Missões Heróis Continente estão associadas à atuação da Missão Continente, assente em três eixos: Planeta, Pessoas e Alimentação. As Missões são compostas por pequenos desafios a nível pessoal (família, amigos) e/ou social (bairro, comunidade).

Cada Missão junta algumas ações, que descrevem de forma objetiva o que se pretende e orientam o Herói Missão Continente na sua concretização.  O objetivo destas Missões passa por desafiar cada Herói Missão Continente a fazer a diferença, reforçando o caminho da construção de um futuro sustentável.

Que Missão posso realizar? Existe limite na participação?

Os Herói Missão Continente não têm limites à criação de um futuro melhor. Pode realizar qualquer Missão que esteja disponível e que ainda não tenha começado. Escolha a Missões com que mais se identifica, todas foram pensadas para que possa contribuir, de forma ativa, para o bem comum.

Consulte todas as Missões disponíveis aqui. Liberte o Herói que existe dentro de si!

Qual a duração da Missão?

A duração para a realização das Missões depende do grau de envolvimento e profundidade da mesma, por isso, cada Missão terá uma duração diferente.

Existem três níveis de duração:

  • As mais simples, poderá realizar em 1 semana.
  • As de envolvimento médio, poderá realizar em 2 semanas
  • As que implicam uma profundidade superior, terá 1 mês para realizar.

Note que, para concluir a Missão apenas terá de realizá-la uma vez durante a duração definida, seguindo todos os passos indicados.

Devo concretizar a minha Missão sozinho(a)?

Existem vários modelos de envolvimento, dependendo do tipo de Missão a que o Herói de propõe.

Algumas Missões são facilmente concretizadas a título individual, mas noutras o desafio passa também por conseguir mobilizar e envolver a família e/ou a comunidade.

O que devo fazer para concretizar a minha Missão?

Primeiro, deverá selecionar e começar a Missão que pretende realizar. Depois de selecionar a Missão, receberá orientações sobre as ações que deve concluir para a concretizar a Missão com sucesso.

Cada Missão tem um conjunto de passos que devem ser concluídos para a sua finalização. É só meter mãos na massa e divertir-se enquanto coopera para um mundo melhor!

Quando submeto as provas para a Missão que realizei o que é que acontece?

Depois de submeter a Missão, o Herói deverá receber um email de comprovativo, indicando que a Missão foi submetida com sucesso. Mas não termina aqui!

Após uma análise por parte da Equipa Heróis Missão Continente, o Herói recebe um email a confirmar que a Missão cumpriu todos os critérios de concretização e nesse caso, recebe um crachá de participação e reconhecimento do seu superpoder!

Todas as imagens que colocar na submissão da Missão podem ser publicadas no site? Ou posso dar a indicação de qual é que autorizo que seja publicada?

A partilha do seu testemunho no site da Missão Continente é fundamental, uma vez que a sua história servirá de exemplo e motivação para toda a comunidade participar.

No entanto, cada Herói reserva-se ao direito de autorizar ou não, a publicação de determinada imagem.

Posso subir de nível como Herói Missão Continente?

Sim. Sempre que completar uma Missão, com a entrega das respetivas provas, vai receber um crachá digital que indica a subida de nível com Herói Missão Continente.

Tenho direito a receber algum prémio?

A participação dos Heróis será recompensada através da entrega de crachás especiais.

Ainda assim, algumas das Missões têm ainda reservados prémios especiais para si. Fique atento e leia com atenção a lista de Missões que estão disponíveis, aqui.

O que é um crachá?

A conclusão de qualquer Missão, com provas de participação válidas, será recompensada com a atribuição de um crachá digital, para colecionar. Este crachá poderá ser de subida de nível ou um crachá especial, que revela o reconhecimento do seu contributo e empenho em determinada Iniciativa Missão Continente, associada à Missão realizada.

Posso trocar os prémios pelo valor do mesmo em dinheiro?

Não. Tanto os crachás como os prémios oferecidos não são possíveis de trocar por valor monetário.

Escola Missão Continente

O que é a Escola Missão Continente?

A Escola Missão Continente é um Programa Educativo no âmbito da política de responsabilidade social da Sonae MC, que tem por objetivo mobilizar e sensibilizar a comunidade escolar para a importância da Alimentação Saudável, do Consumo Consciente e Estilo de Vida Ativo.
No ano letivo de 2021/2022, o Programa abrange turmas do Pré-Escolar ao 2.º Ciclo de Ensino Básico, em Portugal Continental, nos Açores e na Madeira.

Quais os objetivos da Escola Missão Continente?

Através de uma dinâmica ao longo do ano letivo, composta pela disponibilização de conteúdos, desafios e passatempos, pela realização de visitas no terreno, sessões virtuais e por outras componentes, o Programa tem como objetivo promover os bons hábitos junto dos alunos, professores, auxiliares, encarregados de educação e famílias.

Quem pode inscrever-se na Escola Missão Continente?

As inscrições estão abertas a todas as turmas do 1º Ciclo do Ensino Básico. Para isso, basta o Professor preencher o formulário de intenção de inscrição ou entrar em contacto com o apoio pedagógico (213 153 066). A Inscrição será posteriormente validada. No ano letivo 2021/2022, vão ser realizados pilotos a nível do Pré-Escolar e do 2º Ciclo e as inscrições são à base de convite.

Uma escola pode inscrever mais que uma turma?

As Escolas podem inscrever todas as turmas que desejarem, desde que sejam do 1º Ciclo do Ensino Básico.

Quantas turmas pode um Professor inscrever?

Cada Professor pode ser responsável por mais de que uma turma inscrita, desde que no mesmo Agrupamento.

Existe algum custo associado à inscrição ou participação no Programa?

Não existem quaisquer custos associados à inscrição no Programa, nem para aceder às atividades, nem para submeter trabalhos aos desafios lançados.

Existe algum apoio financeiro associado à inscrição ou participação no Programa?

Não existem apoios financeiros associados, nem para aquisição de materiais, nem para deslocações de Alunos e Professores. Esses encargos são da responsabilidade da Escola.

Como funciona a Escola Missão Continente?

Após inscrição, o Professor responsável terá acesso à sua Área Reservada, onde encontra atividades educativas, desafios com prémios associados, materiais lúdico-pedagógicos e muito mais. Estas informações vão ser também enviadas via Newsletter para o e-mail do Professor Responsável. Ao longo do ano, acontece ainda a visita à Loja Continente e a sessão com o Embaixador. O Professor receberá ainda apoio para trabalhar e implementar as temáticas na(s) sua(s) turma(s).

Quais as funções do Professor responsável?

O Professor responsável é o representante da(s) turma(s) inscrita(s) e consequentemente será a pessoa de contacto para o lançamento de atividades e desafios, assim como a pessoa que deverá submeter os trabalhos aos concursos e coordenar eventuais visitas.

Ao inscrever uma turma, o Professor está a comprometer a mesma a participar em todas as atividades e desafios?

Não, a participação é livre, mas encorajada. As surpresas são muitas e a aprendizagem também!