O projeto LIFEFoodCycle pretende explorar uma solução digital que atue na prevenção de desperdícios alimentares nas lojas Continente.

O Objetivo é reduzir o impacto dos excedentes alimentares de loja através da criação de um mercado de economia circular que dinamize o processo de doações a parceiros sociais e de vendas a negócios circundantes.

Para visualizar o vídeo deverá permitir os cookies de marketing aqui

O que são desperdícios ou excedentes alimentares?

São produtos que perderam o valor comercial de venda direta ao consumidor, mas que retêm todas as condições de consumo sem perigo para a saúde publica.

Quando não aproveitados, estes produtos podem transformar-se em resíduos alimentares com prejuízo para a empresa, para a comunidade e para o planeta.

Desde há muito tempo que a nossa visão assenta no desperdício zero. O grande objetivo é que não haja desperdício de qualquer alimento que esteja em condições de ser consumido.

Pedro Lago, Diretor de Projetos de Sustentabilidade da MC

Projeto piloto será lançado em 50 lojas por todo o país

Loja Continente Bom Dia

Desde há muito tempo que a nossa visão assenta no desperdício zero. O grande objetivo é que não haja desperdício de qualquer alimento que esteja em condições de ser consumido.

Pedro Lago, Diretor de Projetos de Sustentabilidade da MC

Como funciona

Com a nova plataforma, as lojas Continente poderão gerir as suas quebras de forma digital. Conseguiremos, assim:

Otimizar a doação a instituições de solidariedade

As doações solidárias já existem há mais de 20 anos e decorrem durante todo o ano. Todas as lojas têm parcerias com várias instituições locais de apoio social ou animal para doação de excedentes alimentares. Através desta evolução digital, o LIFEFoodCycle aumentará a eficiência do processo de doação e o total da quebra reaproveitável para as instituições.

Vender produtos a parceiros comerciais (B2B)

A futura plataforma permitirá também a venda de produtos alimentares em risco de quebra, que perderam o seu valor comercial, por um preço que se prevê mais baixo do que nas lojas físicas.

Objetivos do projeto LIFEfoodCycle

Com este projeto procura-se reduzir no mínimo 10% do desperdício alimentar, o equivalente a:

Grandes parceiros, grandes objetivos

  • MC
  • PHENIX
A MC é líder de mercado na indústria de retalho alimentar em Portugal e conta com mais de 30 anos de experiência no segmento das cadeias de abastecimento alimentar.
Criada em 2014, a Phenix apoia diferentes negócios na redução de desperdício através da valorização de excedentes, com base em data analysis e com a implementação de soluções que simplificam a gestão de produtos não vendidos.

Programa LIFE

Conheça o programa LIFE, o instrumento de financiamento da UE para ações no âmbito do ambiente e do clima que co-financia o projeto LIFEFoodCycle.

Clique aqui para saber mais sobre programa LIFE.

O caminho para o futuro de uma tradição com passado

O nosso sentimento de responsabilidade social não é novo, mas é renovável. Queremos fazer ainda melhor. Descubra tudo no folheto informativo.

29,8M€ foi o valor do nosso apoio à comunidade
1.276 Instituições socias apoiadas no total

O projeto LIFEfoodCycle (LIFE19 ENV/PT/000689) é um projeto co-financiamento pela União Europeia no Âmbito do Projeto LIFE.

As informações e opiniões apresentadas neste site são da responsabilidade do(s) autor(es) e não refletem necessariamente a opinião oficial da União Europeia. Nem as instituições e órgãos da União Europeia, nem qualquer pessoa que atue em seu nome, podem ser responsabilizados pela utilização que possa ser feita com as informações contidas neste site.