O LIFEFood Cycle é um projeto de desenvolvimento de uma plataforma digital de gestão de doações a instituições de apoio social e venda (B2B) a parceiros comerciais dos excedentes das lojas.

O início de um novo ciclo

O objetivo da plataforma digital é melhorar a sustentabilidade do sistema alimentar e combater o desperdício.

Desenvolvido em consórcio com a Phenix e cofinanciado em 55% pelo Programa LIFE da União Europeia - o instrumento de financiamento europeu para o ambiente e a ação climática – este é um projeto inovador e pioneiro a nível europeu, já que o Continente será a primeira marca a deter um software digital de gestão de doações e venda para empresas dos seus excedentes.

Desde há muito tempo que a nossa visão assenta no desperdício zero. O grande objetivo é que não haja desperdício de qualquer alimento que esteja em condições de ser consumido.

Pedro Lago, Diretor de Projetos de Sustentabilidade da Sonae MC

Projeto ativo em todo o país

Loja Continente Bom Dia

Desde há muito tempo que a nossa visão assenta no desperdício zero. O grande objetivo é que não haja desperdício de qualquer alimento que esteja em condições de ser consumido.

Pedro Lago, Diretor de Projetos de Sustentabilidade da Sonae MC

Como funciona

Com a nova plataforma, as lojas Continente poderão gerir as suas quebras de forma digital. Conseguiremos, assim:

Otimizar a doação a instituições de solidariedade

As doações solidárias já existem há mais de 20 anos e decorrem durante todo o ano. Todas as lojas têm parcerias com várias instituições locais de apoio social ou animal para doação de excedentes alimentares. Através desta evolução digital, o LIFEFood Cycle aumentará a eficiência do processo de doação e o total da quebra reaproveitável para as instituições.

Vender produtos a parceiros comerciais (B2B)

A futura plataforma permitirá também a venda de produtos alimentares em risco de quebra, que perderam o seu valor comercial, por um preço que se prevê mais baixo do que nas lojas físicas.