No combate ao desperdício alimentar, todos os dias as áreas sociais das lojas e entrepostos disponibilizam produtos alimentares excedentes aos seus colaboradores.
Somos Sonae
Os nossos colaboradores nunca estão sozinhos. Nos bons momentos celebramos juntos, mas é nos momentos mais desafiantes que nos unimos ainda mais.
O programa Somos Sonae foca-se no apoio à recuperação de situações de dificuldade económica e/ou social, em áreas como a gestão da economia familiar, apoio económico e jurídico, entre outros. Este projeto ajuda a reestruturar e capacitar a autonomia dos colaboradores que se encontram em situação mais vulnerável.
O programa foi reforçado, incluindo um novo eixo dedicado à prevenção e intervenção em casos de violência doméstica, em parceria com a Cruz Vermelha Portuguesa.
Em 2020, apoiámos 385 pessoas entre colaboradores e familiares diretos.
Improving Our Life
O movimento Improving Our Life tem como objetivo apoiar o bem-estar dos mais de 37.000 colaboradores da Sonae MC, num esforço por fazer a diferença no dia a dia de cada um deles.
Estes são alguns projetos dinamizados pelo movimento Improving Our Life:
- Entrega de kits do Bebé Well’s a todos os colaboradores que são pais, para os primeiros dias de vida dos bebés;
- Reconhecimento e agradecimento pelo esforço e dedicação de todos os colaboradores durante a pandemia;
- Desenvolvimento de uma plataforma online para partilha transversal de mensagens de boas festas entre colaboradores, com mais de 200 vídeos recebidos e mais de 15 mil utilizadores;
- Entrega de cabazes de Natal compostos pelos melhores produtos da Marca Continente a todos os colaboradores;
- Criação e entrega de postal de Natal com os rostos de colaboradores de diferentes insígnias e negócios da Sonae MC.
Diversidade e Inclusão
Contámos com os rostos das nossas colaboradoras como embaixadoras de uma campanha interna, com o objetivo de sensibilizar para a problemática da Igualdade de Género.
Trabalhamos para criar um ambiente de trabalho assente na riqueza de perfis, com foco na singularidade e como catalisador do desenvolvimento pessoal e profissional.
Acreditamos que apenas deste modo conseguimos dar resposta aos desafios atuais e futuros.
Flex it Up
O projeto Flex it Up tem como objetivo contribuir de forma ativa para a promoção do enquilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal dos colaboradores da Sonae MC. O seu bem-estar e realização profissional e pessoal é a nossa prioridade.
Os benefícios disponíveis são diversos. Entre eles, a oportunidade de trabalhar a partir de casa até 4 dias por mês ou de escolher a hora de início, interrupção e fim do trabalho. E se os colaboradores sentirem que precisam de mais tempo livre? Podem pedir uma redução de horário de trabalho com redução proporcional do vencimento ou até 5 dias de férias extra.
Por fim, pode estar na altura de muitos dos nossos colaboradores pararem de adiar aquela viagem ou projeto de voluntariado há tanto sonhado. Pois é, com o Flex it Up podem solicitar uma licença sem vencimento, num âmbito mais abrangente do que o legalmente definido.
Qualifica
A Sonae MC está empenhada na valorização e formação dos seus recursos humanos e, por isso, investiu na criação de um Centro Qualifica pioneiro.
O Qualifica tem como missão promover a educação e reconhecer as competências dos colaboradores e visa concretizar parcerias com Institutos Superiores Politécnicos no âmbito do Curso Técnico Superior Profissional e Mestrado, contando já com cerca de 2.600 inscritos.
Future Leaders @Retail
Em 2020, apostámos mais do que nunca no talento interno, contribuindo para o seu desenvolvimento e valorização.
A 5ª edição do Future Leaders @Retail, o programa de preparação dos futuros líderes do retalho da Sonae MC, focou-se exclusivamente em candidaturas internas, dando esta oportunidade a 37 colaboradores.
Mestrado em Logística
Através de uma parceria entre a Sonae MC e o Instituto Politécnico de Setúbal, foi criado o Mestrado em Logística e Gestão da Cadeia de Abastecimento. Reforçámos, assim, a importância de aproximar o meio académico ao meio profissional e de apostar na formação ao longo da vida.
A 1ª edição do Mestrado contou com 25 vagas que foram preenchidas totalmente na 1ª fase de candidatura.
Programa “Better Return”
Com o mote “Estivemos sempre juntos”, a Sonae MC implementou um programa de boas-vindas para o regresso dos mais de 2.500 colaboradores que estiveram em teletrabalho durante o primeiro confinamento.
O programa incluiu formação, comunicação e entrega de equipamentos de proteção individual (EPI).
Foi, ainda, disponibilizada uma linha interna de apoio, despiste, encaminhamento e monitorização de situações relacionadas com a Covid-19, com disponibilidade de 24 horas, todos os dias da semana.
Workplace
De forma a tornar os locais de trabalho mais próximos das pessoas, mais criativos e modernos, em 2019, foram feitas remodelações nos diferentes espaços dos escritórios das estruturas centrais, como Carnaxide, Matosinhos e Tech Hub na Maia.
O projeto utilizou uma linguagem comum e próxima para aumentar o sentido de pertença e orgulho e teve como linhas orientadoras a proximidade ao negócio, a proatividade e a colaboração.
Sabia que o Tech Hub na Maia é o edifício mais sustentável em Portugal e um dos 100 mais sustentáveis do mundo?
Logística Solidária
Cuidar das nossas pessoas é o nosso foco. Por isso, em 2020, realizámos uma entrega de mais de 700 kits de material escolar para filhos de colaboradores no regresso às aulas.
Apoiámos, ainda, mais de 2.000 famílias de colaboradores da Logística, através da disponibilização de produtos alimentares e não alimentares a preços simbólicos na fase que antecedeu o Natal.
Benefícios para as áreas sociais
Todos os dias, nas áreas sociais das lojas e entrepostos, são disponibilizados produtos alimentares excedentes aos seus colaboradores. Estes produtos podem ser consumidos durante o seu horário de trabalho, permitindo, por um lado, que poupem na sua alimentação e, por outro, que sejam evitados desperdícios de alimentos em boas condições de consumo.
Em 2020, as áreas sociais das lojas e entrepostos tiveram à sua disposição produtos alimentares excedentes para consumo próprio, que ascenderam 2,9 milhões de euros.