Websérie retrata luta contra solidão e isolamento social

Os primeiros três episódios da mini série documental “Luzes com Presença” estrearam no Youtube do Continente. A série revela os testemunhos daqueles que sofrem com a solidão e o isolamento social em Portugal e mostra o trabalho das instituições e dos voluntários que acompanham aquelas pessoas.

Com seis episódios de cerca de três minutos e meio, a websérie documental retrata este fenómeno que não escolhe geografias, idade ou estratos sociais. De norte a sul do país, dão-se a conhecer pessoas em situação de risco ou efetiva de solidão e isolamento social, assim como aqueles que estão no terreno a prestar-lhes todo o apoio.

As instituições representadas nos episódios fazem parte das entidades apoiadas pela campanha “Luzes com Presença” da Missão Continente. “Qualquer reconhecimento do que fazem será sempre insuficiente. Esta mini série quis dar palco aos projetos, às associações, aos seus utentes e ao urgente que é reconhecermos estes fenómenos para os podermos combater”, sublinha Nádia Reis, Diretora de Comunicação e Responsabilidade Social do Continente.

No primeiro episódio, “(quase) Esquecidos”, a viagem faz-se até a uma aldeia no distrito de Viseu com 19 habitantes. Ali os voluntários do projeto “Aldeias Humanitar” prestam, gratuitamente, cuidados de saúde complementares ao domicílio.

“Espaço para Todos” é o título do segundo episódio, que testemunha o trabalho do Espaço T na promoção da ocupação positiva e na integração social através da arte, no Porto.

O terceiro episódio, “À Deriva”, tem como cenário a paisagem da ilha de São Miguel, nos Açores. É ali que a cooperativa regional Cresaçor promove o desenvolvimento local e comunitário.

Os restantes episódios serão lançados até à primeira semana de 2022, no canal de Youtube do Continente e prometem dar a conhecer o trabalho de outras associações que estão na linha da frente no combate contra a solidão e o isolamento social em Portugal.