O Prémio Sonae Educação traz novidades para este ano, mas mantém o mesmo compromisso: o de contribuir para eliminar ou mitigar fatores de desigualdade ou exclusão social e promover a inovação na educação, reconhecendo-a como o mais poderoso elevador social, capaz de transformar gerações.
Na 1ª edição, o Prémio disponibilizava até 100 000€ e foram apresentadas mais de 400 candidaturas. De entre os 10 finalistas selecionados, o júri, composto por 5 especialistas em educação, selecionou o No Code Institute e a EKUI como vencedores.
Em 2024, o Prémio regressa com novidades para aumentar ainda mais o seu impacto na promoção da igualdade de oportunidades.
As novidades da 2ª edição do Prémio Sonae Educação
Nesta nova edição, o valor do prémio foi aumentado para 150 000€ e têm a oportunidade de participar todas as instituições coletivas, com ou sem fins lucrativos, incluindo as escolas públicas e atuais parceiros da Sonae.
São elegíveis ao prémio: iniciativas de educação que sejam direcionadas a todas as fases do ciclo de aprendizagem, desde o pré-escolar até à formação superior, passando pela formação e requalificação ao longo da vida de profissionais no ativo ou no desemprego.
O júri será composto por Isabel Alçada, professora e membro do Conselho Consultivo EDULOG, João Gonçalves, diretor-geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE), Nuno Comando, Head of Incubation, Acceleration & Communications da Casa do Impacto da SCML, Rita Serra, Education Lead da Microsoft Portugal, e João Günther Amaral, administrador executivo da Sonae. Estas personalidades com reconhecido know how na educação e no impacto social serão os responsáveis por distinguir os projetos mais inovadores e inclusivos.
Conheça os finalistas e vencedores de 2023
A educação é um compromisso da Sonae
Na sua 2ª edição, o Prémio Sonae Educação volta a afirmar o seu compromisso com projetos que valorizam a igualdade no acesso à educação, novos currículos atualizados, o alinhamento entre competências e necessidades do mercado de trabalho, a inovação tecnológica, o desenvolvimento de competências humanas e a (re)aprendizagem ao longo da vida.
Numa sociedade que vive profundas mudanças, é determinante que se possa assegurar o acesso contínuo a modelos de educação que se reinventam ao longo do tempo. A Sonae defende que modernizar o sistema, promovendo uma educação inclusiva e inovadora, é fundamental para formar indivíduos para o futuro, que vão atuar para combater as desigualdades e estimular o crescimento sustentável das sociedades.
Se tem o mesmo compromisso de transformar a educação em Portugal e um projeto inovador e inclusivo candidate-se e torne o seu projeto de educação uma realidade. Juntos vamos transformar conceitos em ação, criando um amanhã melhor para todos.
As candidaturas poderão ser feitas até ao dia 30 de junho. Os projetos vencedores serão anunciados no último trimestre do ano.
Todas as informações estão disponíveis em Prémio Sonae Educação.