Pinheiro Bombeiro: um pinheiro de Natal com cariz solidário

Ilustração da campanha Pinheiro Bombeiro com ilustração de bombeiro e pinheiro de natal com chapéu de pai natal no topo do pinheiro

Rnters, startup portuguesa que permite o aluguer de qualquer artigo, arrancou com a 3ª edição do Pinheiro Bombeiro, com o apoio da Missão Continente. A iniciativa de cariz solidário, que visa apoiar os Bombeiros Voluntários de Portugal, já angariou um total de 29 mil euros, com a ajuda da Associação Portuguesa de Bombeiros Voluntários, foram investidos e doados na forma de material profissional carenciado pelos corpos de Bombeiros Voluntários Portugueses.

A iniciativa Pinheiro Bombeiro, regressa com a possibilidade de alugar pinheiros que tiveram de ser cortados na limpeza de matas e prevenção de incêndios e que podem agora ter uma segunda vida em decorações natalícias. Por cada pinheiro alugado, 5€ revertem para a compra de material profissional para o combate a incêndios.

No final do aluguer do pinheiro, este pode ser devolvido à Rnters nos locais indicados na plataforma online e transformado em biomassa, acabando o aluguer de forma sustentável.

O sucesso das duas primeiras edições conduziu a que a Rnters replicasse, pela 3ª vez, a iniciativa Pinheiro Bombeiro. Os fundadores da startup portuguesa continuam empenhados no apoio aos Bombeiros Voluntários nacionais, um projeto que arrancou em 2017, aquando dos grandes incêndios no Norte e Centro do País.

Em 2017 e 2018, o valor angariado pela iniciativa Pinheiro Bombeiro permitiu entregar dezenas de máscaras de combate a incêndio a todos os corpos de Bombeiros Voluntários do distrito de Leiria e este ano serão entregues luvas e máscaras para todos os corpos do distrito de Viana do Castelo.

Guilherme Guerra, co-fundador da Rnters, sublinha: “É com orgulho que vemos o impacto que o projeto Pinheiro Bombeiro tem vindo a ter e a ambição para esta terceira edição é grande. Queremos equipar dois distritos e aumentar o impacto do Pinheiro Bombeiro. Talvez um dia consigamos equipar todos os corpos de Portugal”.