Missão Continente reforça a luta contra o desperdício alimentar

Na data decretada pela ONU como Dia Internacional para a Consciencialização sobre Perdas e Desperdício Alimentar, o Movimento Unidos Contra o Desperdício (MUCD) celebra o seu primeiro ano de existência, reunindo dezenas de empresas e entidades dos vários setores da cadeia alimentar para sensibilizar os portugueses para uma temática que não pode deixar ninguém indiferente.

A Missão Continente junta-se assim a mais de 200 empresas e entidades para, em conjunto, realizarem uma ação de sensibilização inédita.

A data é hoje comemorada com o arranque de uma campanha de comunicação à escala nacional. Será também realizado hoje à tarde um evento presencial, entre as 17h e as 20h, que terá como objetivo reforçar o debate em torno do tema desperdício alimentar.

Continuar a facilitar o aproveitamento de excedentes, simplificar o processo de doações alimentares e promover o consumo responsável. São estes os principais desígnios desta campanha e de toda a atividade do Movimento Unidos Contra o Desperdício.

 

Unidos contra o desperdício, num compromisso com as gerações futuras

É este o mote do evento presencial que decorre hoje, entre as 17h e as 20h, nos armazéns do Banco Alimentar de Lisboa, com o objetivo de dar visibilidade ao compromisso de todos os setores da cadeia alimentar.

Um painel de oradores variado abordará o tema e permitirá aos vários parceiros mostrarem de que forma estão comprometidos no combate ao desperdício alimentar. Uma realidade que reveste importância crescente, sendo numerosos os exemplos de práticas adotadas neste sentido seja na agricultura, na indústria, no transporte, na distribuição e na restauração. E para ilustrar na prática que “nada se perde, tudo se transforma”, num momento gastronómico serão confecionados pratos integralmente a partir de excedentes alimentares.

“O Privado, o Social e o Público Unidos Contra o Desperdício” é o tema da conversa que juntará a ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, o Presidente da CIP, António Saraiva, e o fundador da Refood, Hunter Halder, em torno dos desafios futuros para que o desperdício alimentar seja combatido de uma forma cada vez mais estruturada e integrada, do campo ao prato. Seguem-se debates subordinados aos temas “Marcas Unidas Contra o Desperdício” e “O Compromisso de Sustentabilidade da Distribuição Alimentar”

Programa completo em https://www.unidoscontraodesperdicio.pt/programa-29-de-setembro

 

Campanha de sensibilização à escala nacional

Contando com o envolvimento de todos os parceiros e entidades aderentes do Movimento Unidos Contra o Desperdício, a campanha de comunicação assenta precisamente no conceito base da união dando visibilidade a todas as marcas, empresas e entidades públicas e privadas que, no terreno, combatem o desperdício de alimentos.

“Porque só unidos vamos lá”. É esta a principal mensagem da campanha, segundo afirma Francisco Mello e Castro, Coordenador Executivo do Movimento.

 

        

 

O Continente e a luta contra o desperdício

O reaproveitamento e redistribuição de bens alimentares, através de doações de excedentes alimentares, a instituições de solidariedade social e associações de apoio a animais, é algo que faz parte do dia a dia das lojas Continente. Em 2020, a Missão Continente reaproveitou um total de 13,8 milhões de euros em excedentes alimentares, dos quais 10,9 milhões foram doados a 1.170 instituições de solidariedade social e a associações de apoio a animais espalhadas pelo país e os restantes disponibilizados aos colaboradores, nas áreas sociais das lojas e entrepostos. 

“O combate ao desperdício é uma das grandes prioridades do Continente”, explica Pedro Lago, diretor de projetos de sustentabilidade e economia circular da Sonae MC. Enquanto líder no retalho alimentar em Portugal, o Continente tem assumido ativamente a responsabilidade de influenciar toda a cadeia de valor neste movimento, desde o produtor até ao consumidor, conclui.

Conheça aqui todas as iniciativas apoiadas pela Missão Continente

 

Sobre o Movimento Unidos Contra o Desperdício

Fundado em 2020 por várias entidades congregadas pela Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares, este é um movimento cívico e nacional que procura ser educativo e agregador sobre a temática do desperdício alimentar. O principal objetivo do Movimento, que conta com o Alto Patrocínio do Presidente da República e o apoio do Secretário-Geral das Nações Unidas, passa por unir a sociedade num combate ativo e positivo a esta problemática.

O Movimento conta já com a adesão de 2.100 particulares e 245 empresas. Existe, no entanto, ainda muito a fazer. A Presidente da Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares Contra a Fome, Isabel Jonet, reforça: “é preciso destacar o envolvimento de tantas marcas, empresas, entidades do setor público, privado ou social, e com elas continuar a caminhar no sentido de evitar e combater o desperdício de alimentos. Porque só com um esforço coletivo e uno será possível combater esta realidade intolerável, absurda em termos económicos e injusta em termos sociais e ambientais”.

Em Portugal, estima-se que cerca de um milhão de toneladas de alimentos continue a ir para o lixo.