Missão Continente financia programa inovador para testar cuidadores informais de todo o país

Imagem de duas mãos dadas e com a mensagem Famílias Seguras

A Missão Continente associou-se ao programa “Famílias Seguras”, promovido pelo Centro de Testes de Ciências e pela Faculdade de Ciências da ULisboa, em parceria com a Associação Nacional de Cuidadores Informais, que permitirá testar centenas de cuidadores informais à COVID-19, durante quatro meses, recorrendo a testes de saliva que permitem maior abrangência geográfica e a baixos custos. 

O projeto “Famílias Seguras – Cuidar de quem Cuida”, do Centro de Testes de Ciências (CT Ciências) e a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (Ciências ULisboa), em parceria com a Associação Nacional de Cuidadores Informais (ANCI), é um programa de vigilância epidemiológica, regular e gratuito para Cuidadores informais, Pessoas Cuidadas, e familiares em convivência direta. 

A Missão Continente decidiu associar-se à iniciativa, financiando cerca de 2.700 testes, ou seja, o rastreio de cerca de 40 das famílias integradas no programa. 

Atualmente, estão abrangidas 70 famílias de cuidadores informais no território continental português, um total de cerca de 220 pessoas e 4.000 testes a serem efetuados entre março e julho, podendo posteriormente alargar-se a mais famílias de todo o país. 

Com uma abordagem inovadora, o rastreio será feito através de testes semanais em amostras de saliva, colhidas em casa pelos próprios participantes e enviadas para testagem no Centro de Testes de Ciências. Sendo um procedimento simples, minimamente invasivo e seguro, a colheita de saliva não requer um técnico de saúde especializado ou a deslocação a um centro de testagem, o que reduz não só o risco de transmissão, mas também os custos associados, permitindo testar regularmente um maior número de pessoas. 

As amostras serão analisadas por testes moleculares PCR, de acordo com as normas da DGS e por sequenciação genómica para caracterização das variantes circulantes. Considerando que o material genético do vírus SARS-CoV-2 pode ser detetado com fiabilidade na saliva durante vários dias sem necessidade de refrigeração, a testagem por saliva tem várias vantagens em relação aos colhidos por zaragatoa. O programa “Famílias Seguras” vem apoiar uma população cujo estatuto já é oficialmente reconhecido desde 2019 (“Cuidador Informal”), mas que, apesar da sua importância acrescida em contexto de pandemia, não tem previsto um plano de vigilância e contingência específicos, ao contrário do que acontece em escolas, lares, centros de saúde, unidades hospitalares e na rede nacional de cuidados continuados. Adicionalmente, muitos desdes cuidadores não fazem parte de grupos prioritários no plano de vacinação. 

Segundo os dados da Eurocarers, há 1.1 milhões de Cuidadores Informais em Portugal, número que terá aumentado durante a pandemia devido às limitações impostas às respostas sociais e ao acesso aos cuidados de saúde. As pessoas cuidadas (crianças, jovens adultos, idosos) pertencem muitas vezes a grupos de risco para a COVID-19, com pior prognóstico da doença (> 65 anos, doenças crónicas, alguns com várias comorbilidades), surgindo neste cenário o dilema de precisarem do respetivo Cuidados Informal, ao mesmo tempo que seria preferível a ausência de contacto social. 

Sendo um Cuidador essencial para a saúde, bem-estar e vida digna do doente, o contágio do mesmo pode colocar em perigo não só a sua saúde e bem-estar, mas também o da Pessoa Cuidada, tornando esta população particularmente vulnerável a situações de emergência social. 

“A missão da Faculdade é expandir o conhecimento e transferi-lo para a sociedade. Com esta iniciativa colocamos a nossa capacidade de inovação e colaboração ao serviço duma população vulnerável e que carece de muitos apoios”, explica Luís Carriço, diretor da Ciências ULisboa, acrescentando ainda que “este é um excelente exemplo de cooperação entre a academia, a sociedade civil, empresas e instituições”. 

Sílvia Artilheiro Alves, presidente da ANCI, acredita que “a inclusão dos cuidadores informais neste projeto trará benefícios aos próprios cuidadores e respetivos agregados familiares; mas também trará benefícios a todos os outros cuidadores, no sentido do reconhecimento, possibilitando uma sensação de confiança e segurança, tendo em conta a vigilância ativa do programa”. Acrescenta ainda que “os resultados serão proveitosos para a comunidade científica e futuros programas governativos”. 

“Este é um projeto que muito nos orgulha”, diz Ricardo Dias, coordenador do CT Ciências ULisboa, acrescentando que “temos o dever de cuidar de quem cuida. Ao fazê-lo damos também um sinal aos nossos alunos do papel vital que a Ciência pode ter na participação cívica e melhoria da sociedade”. 

O programa Famílias Seguras conta com o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República Portuguesa. 

Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa 
A Faculdade de Ciências (Ciências) faz parte da Universidade de Lisboa (ULisboa), a maior e mais prestigiada Universidade Portuguesa, classificada na posição 201 entre as melhores universidades do mundo na área das Ciências Naturais segundo o QS World University Rankings

Ciências abrange uma vasta gama de áreas científicas chave, proporcionando aos seus mais de 5000 alunos infraestruturas de alta qualidade, que incluem 134 laboratórios de ensino e 184 laboratórios de investigação, organizados em 10 departamentos e 19 unidades de investigação e desenvolvimento (90% das quais classificadas como Muito Boas ou Excelentes). O seu corpo de investigadores produz mais de 1000 artigos científicos por ano e mantem em curso 650 projetos de investigação nacionais e internacionais, incluindo 3 bolsas ERC (Consolidator Grant e Starting Grant), com um investimento anual de cerca de 35 milhões de euros. Ciências transfere conhecimento e tecnologia para a sociedade, albergando na sua incubadora (Tec Labs) 33 Start- Ups, muitas delas com origem em Ciências. Neste contexto foram criadas 8 Spin-Offs nos últimos 10 anos. 

Ciências está presente na comunicação social em média uma vez por dia e tem vários milhares de seguidores da sua atividade nas redes sociais, interagindo com empresas públicas e privadas, órgãos reguladores e governamentais e participando em laboratórios vivos em vários dos desafios sociais. Com mais de 500 protocolos de colaboração com instituições portuguesas e estrangeiras, públicas e privadas, Ciências treina profissionais altamente qualificados. Mais de 70% dos graduados em Ciências levam menos de um ano após a graduação para encontrar um emprego no mercado global. 

Centro de Testes de Ciências ULisboa (CTC) 
Em funcionamento desde maio deste ano, o Centro de Testes de Ciências ULisboa (CTC) é uma infraestrutura de referência dedicada à gestão de risco biológico, sedeada na Ciências ULisboa. Desde a primeira hora que o CT Ciências ULisboa se associou aos esforços nacionais na luta contra a pandemia, através de diagnóstico e rastreio do SARS-CoV-2. Em paralelo, tem vindo a estabelecer parcerias com entidades sociais e económicas, e aplicado a sua capacidade de inovação e multidisciplinariedade, no desenvolvimento de novos sistemas de vigilância, deteção precoce, inativação de agentes bacterianos e virais, e gestão de risco epidemiológico. Possui um elevado nível de certificação, incluindo licenciamento pela Entidade Reguladora da Saúde (ERS) (licença: E148348) e certificação pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA). Pertence à Rede Portuguesa de Laboratórios para o Diagnóstico Laboratorial da COVID-19 e dispõe de um sistema de contenção biológica de nível 3, recomendado pela Organização Mundial de Saúde. O CTC atingiu recentemente 100% de concordância nas provas a que foi submetido no âmbito do programa mundial de controlo de qualidade da Organização Mundial de Saúde - OMS “WHO Global Round of Laboratory Proficiency Testing” e no Programa Nacional de Avaliação Externa da Qualidade promovido pelo Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA). De entre os projetos liderados ou integrados por Ciências ULisboa no âmbito da COVID-19, destacam-se: FIGHT COVID, SAFEWAY, Clinidata PREDIKT, COVIDETECT, PROGRAMA FAMÍLIAS SEGURAS, CoVLight, COV2AIR, SAFESUR e SUPERSPREADERS. 

Panóplia de Heróis - Associação Nacional de Cuidadores Informais 
A Panóplia de Heróis – Associação Nacional de Cuidadores Informais (PH-ANCI) nasceu em 2016 a partir de um Grupo de Cuidadores e ex-Cuidadores, durante o primeiro encontro de cuidadores informais que se realizou em Lisboa, e a partir do qual foi lançada a petição pela Criação do Estatuto do Cuidador Informal em outubro desse ano (Petição n.º 191/XIII/2). O registo oficial da associação concretizou-se em 2018, fruto da luta de muitos cuidadores informais, unidos por uma causa: a dignificação do Cuidador Informal. Tem como missão a defesa dos interesses dos Cuidadores Informais e da atividade democrática para a definição e aplicação de políticas públicas, nomeadamente o Estatuto de Cuidador Informal, tendo, junto dos decisores políticos, reivindicado a luta pela dignidade dos cuidadores informais para que o estatuto seja uma realidade, visando o diálogo, a colaboração e luta por uma sociedade justa e solidária.