Missão Continente equipa pediatria do São João no Porto

A Missão Continente integra o grupo de parceiros da ala de pediatria do Hospital São João no Porto, tendo contribuído para a construção da sala de brincar, uma área lúdica com 300m2 para as crianças e as suas famílias. A Missão Continente doou ainda sete veículos de brincar Zoko para transportar as crianças até ao bloco operatório de uma forma mais descontraída.

Na sala de brincar vai ser possível realizar atividades como artes plásticas, desenhos, idas ao supermercado ou à oficina e casinhas de brincar. Esta visa reduzir o stress hospitalar, através de um espaço divertido e acolhedor onde as crianças podem estar com a família.

Aberto das 9h às 20h, este espaço conta com o apoio de 150 voluntários e pretende promover experiências positivas e manter a rotina escolar e de atividade física durante o período hospitalar. Há também uma zona exclusiva para pais, aberta 24h por dia, onde podem descansar ou aquecer refeições, e uma zona de relaxamento multissensorial (sala snoezelen) com música suave, colunas de água e projeções de luz e imagens.

“É para nós um motivo de orgulho e felicidade ajudar a concretizar este projeto tão importante para o Hospital de São João, para que continuem o trabalho tão relevante que fazem em prol das crianças que se se encontram num estado vulnerável. A Missão Continente tem vindo a colaborar e a apoiar o Hospital São João nos últimos anos, nomeadamente durante a pandemia”, refere José Fortunato, Presidente da Missão Continente. “Sabemos da nossa responsabilidade enquanto marca que está presente na vida de todos os portugueses e vamos continuar a contribuir com estes projetos que criam impacto positivo na sociedade”, acrescenta.

Também para diminuir a ansiedade das crianças face aos procedimentos cirúrgicos, a Missão Continente doou sete veículos de brincar Zoko para as crianças serem transportadas até ao bloco operatório de uma forma mais alegre e descontraída. Os carros de brincar são cópias do modelo Fiat 500, com os detalhes do carro real, mas adaptados aos mais novos. O volante tem um leitor multimédia para ouvir música, as portas abrem lateralmente e existe um cinto de segurança no lugar do condutor.

Queremos agradecer o apoio da Missão Continente que tem estado sempre presente. Sobretudo nos momentos em que mais precisámos. O apoio ao espaço lúdico da ala pediátrica e agora estes veículos de brincar fazem a diferença para estas crianças e também para os pais e equipa médica, diminuindo o estado de ansiedade inevitável em que se encontram antes dos procedimentos cirúrgicos”, diz Fernando Araújo, Presidente do Conselho de Administração do Hospital de São João.

A nova ala pediátrica conta com a capacidade para 100 camas e 700 colaboradores. Tem blocos operatórios, unidades de cuidados intensivos neonatais e uma unidade de queimados, além de outras valências como cardiologia pediátrica, cirurgia cardíaca e de intervenção, oncologia pediátrica, grande trauma e resposta a doentes neurocríticos.

Ao longo do ano, a Missão Continente responde a inúmeros pedidos de apoio, distribui milhares de bens alimentares e de higiene, entre outros, por centenas de entidades em que se incluem hospitais, autarquias e instituições de solidariedade, com o objetivo de ajudar não só os mais vulneráveis e em situação de doença, mas também profissionais de saúde e agentes de proteção civil.