O site da iniciativa explica claramente o conceito de sexismo, a sua prevalência e manifestações atuais, bem como possíveis respostas para combater este problema e promovendo o debate público sobre o tema. Conta ainda com um pequeno questionário para descobrir se tem um pensamento influenciado pelo sexismo.
Com as parcerias nacionais da Comissão para a Cidadania e a Igualdade (CIG), do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e do Alto Comissariado para as Migrações (ACM), esta campanha acontece no âmbito do projeto “Mobiliza-te Contra o Sexismo!” e é lançada dia 11 de outubro, Dia Internacional da Rapariga das Nações Unidas, sob o mote “Geração digital: a nossa geração”.
Neste contexto, Ana Sofia Fernandes, Presidente da PpDM, revela: “Mais de metade da população portuguesa são mulheres e raparigas. Todos os dias vivemos em contextos marcados por discursos e práticas sexistas, particularmente amplificados no espaço digital. Em 2021 vamos juntar forças entre várias organizações e mobilizarmo-nos contra o sexismo! Vamos trabalhar para que as raparigas possam viver livres da violência e do medo da violência masculina em todos os seus espaços de interação, tanto online como offline”.
Até ao final do ano estão ainda previstas outras iniciativas de informação, consciencialização e formação, envolvendo um conjunto de entidades da administração central, local, associações de mulheres e autarquias. Pretende-se assim, que esta campanha seja um contributo significativo para a erradicação do sexismo em Portugal.