Missão Continente doa mais de 12 milhões de euros em excedentes alimentares

A Missão Continente doou o equivalente a 12,2 milhões de euros de produtos alimentares a 1038 instituições de todo o país, durante o 1.º semestre de 2022, através do seu programa de redistribuição dos excedentes das lojas.

Dos 12,2 milhões de euros doados, 11,3 milhões foram entregues a 877 instituições de solidariedade social (o equivalente a mais de 2,5 milhões de refeições) e 826 mil a 161 associações de apoio animal.

São considerados excedentes os produtos que perdem o seu carácter comercial, mas preservam todas as condições necessárias para um consumo seguro. Desta forma, evita-se o desperdício de frescos como fruta, legumes, mercearia e artigos de padaria, entre outros bens alimentares.

Além das doações às instituições, a empresa disponibiliza também bens alimentares aos colaboradores, através das áreas sociais das lojas e entrepostos da MC. Essa doação representou o reaproveitamento de 1,6 milhões de euros em alimentos durante os primeiros seis meses de 2022.

A Missão Continente é muito consciente da sua responsabilidade enquanto agente ativo na criação de valor social positivo, junto das comunidades que apoia. As doações diárias que disponibilizamos a muitas centenas de instituições permitem, por um lado, evitar que muitas toneladas de alimentos se convertam em desperdício, e por outro, é um apoio muito relevante para milhões de famílias. Estamos a falar de mais de 2,5 milhões de refeições, num valor calculado superior a 11 milhões de euros, só no primeiro semestre deste ano”, explica Nádia Reis, Diretora de Comunicação e Responsabilidade Social do Continente.