A Missão Continente associa-se à Secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade com a doação de bens alimentares e de higiene às estruturas e respostas de acolhimento para vítimas de violência doméstica e tráfico de seres humanos.
No âmbito do decreto de estado de emergência para fazer face à pandemia por COVID-19, as entidades têm demonstrado especial preocupação pelo possível aumento da violência doméstica devido ao confinamento às suas habitações.
Assim, e visto que mais pessoas poderão precisar de apoio, foram criadas 100 vagas adicionais de acolhimento em duas novas estruturas a juntar às 65 estruturas de acolhimento existentes. A Missão Continente vai doar bens alimentares e de higiene a estas estruturas.
As vítimas de violência doméstica ou pessoas que conheçam situações de violência, para além da linha telefónica de apoio 800 200 148, ou do email: violência.covid@cig.gov.pt, têm agora disponível um novo sistema de envio de SMS - 3060, que visa simplificar o pedido de ajuda.
Esta é mais uma medida da Missão Continente que, desde a chegada do Coronavírus a Portugal, já respondeu a vários pedidos de apoio, distribuindo milhares de bens alimentares, de higiene e EPI´s (equipamentos de proteção individual) por dezenas de entidades em que se incluem hospitais, autarquias, e instituíções de solidariedade, com o objetivo de ajudar não só os mais vulneráveis e em situação de doença, mas também profissionais que continuam na linha da frente a lutar contra a COVID-19.
Além das solicitações que chegam por causa da situação excecional que o país vive, a Missão Continente mantém as habituais doações diárias das suas lojas a mais de 1000 instituíções de solidariedade social e apoio a animais, de norte a sul do território continental e arquipélagos, contribuindo para minimizar as necessidades de cada instituição.
Neste momento, mais do que nunca, o Continente e a Missão Continente reiteram o compromisso de continuar a Alimentar Portugal.