Missão Continente apoia campanha de prevenção às vítimas de violência doméstica

Banner com mensagem real de uma sobrevivente de violência doméstica durante o Covid

“Preciso de ajuda… não posso atender o telefone nem falar” é uma das mensagens reais, recebidas pela Rede Nacional de Apoio a Vítimas de Violência Doméstica durante a Covid-19, que integra a campanha de Prevenção e Combate à Violência Doméstica, da Secretaria de Estado para a Cidadania e a Igualdade, com o apoio da Missão Continente. A campanha multimeios começa hoje e prolonga-se durante o mês de dezembro. 

Mobilizar a sociedade para uma responsabilização coletiva na prevenção e combate contra todas as formas de violência contra as mulheres é o principal objetivo desta campanha nacional que arranca precisamente no Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres. A Missão Continente decidiu responder ao apelo da Secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade, Rosa Monteiro, e continuar a colmatar as necessidades da rede nacional de estruturas de acolhimento para vítimas de violência doméstica e tráfico de seres humanos, disponibilizando gratuitamente bens essenciais, indispensáveis ao dia a dia das vítimas - como já vinha a fazer desde a chegada do coronavírus a Portugal - e contribuindo também para a divulgação da mensagem. 

Para Catarina Oliveira Fernandes, Area Leader of Learning, Development and Inclusion na Sonae MC, “a Igualdade de Género é um dos eixos da nossa estratégia de Diversidade e Inclusão. A promoção da Igualdade exige uma abordagem sistémica, sendo que a proteção social é uma das 4 áreas de atuação. O trabalho em rede é fundamental, por isso queremos continuar a colaborar com a Secretaria de Estado para a Cidadania e a Igualdade nesta luta contra a violência doméstica, tanto ao nível da prevenção como no suporte às mulheres em situação de vulnerabilidade. Na Sonae MC somos sensíveis a esta temática, razão pela qual, nomeadamente através da Missão Continente, continuaremos a trilhar este caminho, com os nossos parceiros, no sentido de erradicar problemáticas sociais como a violência doméstica e de género”.

Banner co informação de apoio às mulheres que sofrem de violência doméstica especialmente durante a Covid-19

A Missão Continente é uma das entidades que colabora permanentemente com a Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro, e com a Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género na mobilização de respostas de urgência e suporte ao trabalho das estruturas da Rede Nacional de Apoio a Vítimas de Violência Doméstica (RNAVVD), durante a pandemia COVID-19. 

No apoio à causa da igualdade de género, a Missão Continente tem colaborado ainda com outras entidades, como a Associação Mulheres Sem Fronteiras e à UMAR – União de Mulheres Alternativa e Resposta Lisboa, através da doação de bens, e é parceira da Associação Corações com Coroa, uma ONGD presidida por Catarina Furtado (Embaixadora de Boa Vontade do Fundo das Nações Unidas para a População), cuja missão é combater a violência e garantir o respeito pelos direitos fundamentais de todas as pessoas, em especial, através de projetos dedicados a raparigas e mulheres. 

As vítimas de violência doméstica, ou pessoas que conheçam situações de violência, podem pedir apoio através da linha telefónica 800 202 148, do email violência.covid@cig.gov.pt ou por envio de SMS – 3060, simplificando o pedido de ajuda. 

Além das solicitações que chegam por causa da situação excecional que o país vive, a Missão Continente mantém as habituais doações diárias das suas lojas a mais de 1000 instituições de solidariedade social e apoio a animais, de norte a sul do território continental e arquipélagos, contribuindo para minimizar as necessidades de cada instituição.