Novo vídeo de sensibilização para a vacinação contra a Covid-19

“Covid-19 e Vacinação - A ciência faz história” é um vídeo de sensibilização, dinamizado pela Maratona da Saúde com o apoio da Missão Continente, para esclarecer dúvidas e combater a desinformação sobre este tema, com a participação de cientistas, profissionais de saúde e o apresentador Fernando Alvim.

imagem do novo video de sensibilizacao para a vacinação contra a covid19

A Maratona da Saúde e a Missão Continente lançaram um vídeo de sensibilização, produzido no âmbito da 8ª edição da Maratona da Saúde dedicada às doenças infecciosas, que visa promover a informação sobre o tema da Covid-19 e Vacinação, através da explicação prestada por vários especialistas a perguntas colocadas pelo público em geral.

 

No contexto em que vivemos atualmente, a Maratona da Saúde considera ser urgente envolver a sociedade civil como agente de mudança comportamental e preventiva, permitindo que qualquer pessoa possa tomar decisões baseadas no conhecimento e na evidência científica. Neste vídeo de sensibilização alguns representantes da sociedade civil, incluindo o apresentador Fernando Alvim, colocam questões como qual a importância de vacinar os jovens, o que dizer a quem não quer ser vacinado ou o porquê da necessidade de continuar a usar máscara e fazer testes regulares, no âmbito da pandemia de Covid-19.

Como exemplo, Luís Graça, imunologista do Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes, esclarece que é importante a cobertura vacinal em jovens para controlar a transmissão do vírus na comunidade e Joana Lobo Antunes, comunicadora de ciência do Instituto Superior Técnico, dá um importante contributo ao explicar como se pode evitar a disseminação de notícias falsas sobre este tema que tem sido um dos principais entraves à comunicação com o público em geral. Também Helena Florindo, investigadora e professora da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, traz esperança para a saúde ao explicar que estão a ser desenvolvidas vacinas contra a Covid-19 cuja metodologia científica também poderá ser aplicada a outras doenças como, por exemplo, em alguns tipos de cancro.

O vídeo Covid-19 e Vacinação foi desenvolvido pela Maratona da Saúde com o apoio da Missão Continente e gravado dos estúdios da Unidade de Computação Científica da FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

A Maratona da Saúde é uma associação sem fins lucrativos de utilidade pública, com sede no Instituto Gulbenkian de Ciência, cuja missão é contribuir para o aumento da literacia na área da saúde, sensibilizar para a prevenção, diagnóstico precoce e tratamentos inovadores em doenças com extremo impacto social e apoiar a investigação biomédica de excelência em Portugal através dos Prémios Maratona da Saúde.