Já abriu o prazo de inscrições para o Donativo Missão Continente 2019

Banner com Leopoldina e a mensagem “Uma vida saudável alimenta-se de grandes projetos”

O prazo de inscrições da edição 2019-2020 do Donativo Missão Continente para projetos que se foquem na prevenção da obesidade infantil encontra-se a decorrer até ao dia 30 de novembro. Esta iniciativa é dirigida a entidades nacionais sem fins lucrativos, tais como escolas ou agrupamentos de escolas (do pré-escolar ao 2º ciclo do ensino básico), organizações do setor social, municípios e juntas de freguesia, entre outras. Os projetos, podendo ser dirigidos diretamente ou indiretamente a crianças, através de iniciativas junto das mesmas, dos encarregados de educação, professores e comunidade escolar ou técnicos das entidades inscritas.

Os últimos números do Instituto Nacional de Saúde (INSA)/Direção-Geral da Saúde (DGS), acompanhados pelo Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável, indicam que 29,6% das crianças em Portugal têm excesso de peso e cerca de uma em cada oito é obesa. Portugal continua assim a ser dos países europeus com níveis de obesidade mais elevados.

De acordo com Maria João Gregório, Diretora Nacional do Programa Nacional de Alimentação Saudável, “a obesidade infantil é um dos grandes desafios que enfrentamos atualmente e que irá impactar significativamente o nosso futuro enquanto sociedade. É urgente desenvolver hábitos relacionados com um estilo de vida ativo e equilibrado, que ajude os jovens a manterem-se saudáveis, sendo que uma parte muito relevante do processo passa por ensiná-los a comer bem”.

A Missão Continente tem como um dos seus principais objetivos promover hábitos de alimentação saudáveis, e é no âmbito deste compromisso que pretende contribuir para o desafio nacional que é a prevenção da obesidade infantil.

O júri do Donativo Missão Continente é composto pelas seguintes entidades especialistas no tema: Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável, Direção-Geral da Saúde; Direção-Geral da Educação; Associação Portuguesa de Nutrição; Federação Portuguesa de Futebol.

Consulte o Regulamento e todas as informações para candidaturas ao Donativo Missão Continente 2019-2020 e participe!