Nádia Reis debate “Economia de Impacto” no Forbes Annual Summit

No âmbito do Forbes Annual Summit 2023, que aconteceu em dezembro de 2023, Nádia Reis, diretora de Responsabilidade Social do Continente, integrou o painel “Economia de impacto e responsabilidade social” para discutir a importância do investimento social para o desenvolvimento da economia de impacto.

A reflexão sobre “Economia de impacto e responsabilidade social” teve lugar no dia 12 de dezembro de 2023, integrado no evento Forbes Annual Summit 2023. A Nádia Reis, diretora de Responsabilidade Social do Continente, juntaram-se Carlos Oliveira, antigo Secretário de Estado da Inovação e CEO da Fundação José Neves, e Miguel Poiares Maduro, antigo Ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional e Dean da Católica Global School of Law.

Com o objetivo de discutir a importância do investimento social e da responsabilidade social como motores para o desenvolvimento da economia de impacto, um dos tópicos abordados foi a inovação.

“A inovação faz parte do nosso ADN e terá de fazer. A inovação tem inerente a questão de corrermos o risco. Temos tentado da melhor forma entrar neste território do empreendedorismo social, da inovação social e do investimento social. É um caminho e ainda é necessário desbravar. Temos tido um apoio substancial, que nos vai permitindo perceber onde devemos atuar, onde é que colocamos cada euro, mas também com este retorno de medir o impacto social. Não queremos apenas manter-nos naquela lógica tradicional da filantropia de dar apenas o peixe, mas também dar a cana e capacitar”, afirma Nádia Reis.

Outros tópicos considerados nesta reflexão foram a evolução tecnológica, a educação, as políticas públicas e privadas, o impacto e a economia portuguesa.

Nádia Reis mencionou ainda a Escola Missão Continente, enquanto um programa de destaque na redução da obesidade infantil em Portugal, que atinge valores preocupantes. Esta redução é feita através da partilha de conteúdos educativos que permitem mudar o comportamento das crianças para que mais tarde se tornem consumidores sustentáveis. Neste sentido, a Escola Missão Continente destaca-se como um player importante na categoria do impacto social.