Escola Missão Continente anuncia vencedores do desafio “Não Desperdiçar”

A turma 2ºB da Escola Básica de Tomar, em Braga, e a turma 6ºB da Escola Básica e Secundária de Murça, em Vila Real, são as turmas vencedoras do desafio “Não Desperdiçar” da Escola Missão Continente. Cada uma das turmas vencedoras vai receber uma divertida sessão de culinária, utilizando sobras alimentares para promover o combate ao desperdício.

No âmbito do Dia Mundial da Alimentação, celebrado dia 16 de outubro e o Dia Europeu da Alimentação e da Cozinha Saudáveis, dia 8 de novembro, foi lançado o desafio “Não Desperdiçar” à comunidade da Escola Missão Continente. O objetivo passava por explorar a temática do desperdício alimentar, através do desenvolvimento de um jogo sobre o tema, que fale na problemática e soluções para combatê-la.

Projetos vencedores:

1.º Ciclo: Turma 2ºB da Escola Básica de Tomar, Braga

Os alunos pesquisaram sobre o tema do desperdício na sua escola, e descobriram que muita fruta estava a ser desperdiçada. Assim, depois de terem pensado em diversas soluções possíveis, criaram um jogo com base no comportamento dos colegas: aqueles que são de louvar e incentivar, e os comportamentos que devem ser evitados. Além disso, o jogo também compila muitos factos relevantes sobre as frutas e legumes. É um jogo lúdico-pedagógico! Veja o vídeo deixado pela embaixadora Filipa Gomes.

 

 

2.º Ciclo: Turma 6ºB da Escola Básica e Secundária de Murça

Os alunos criaram um jogo com perguntas de escolha múltipla, incentivando à mudança de comportamento face ao desperdício alimentar e promovendo a sensibilização e participação cívica de todos no combate ao desperdício alimentar. Veja o vídeo da embaixadora Jéssica Silva.