Continente evitou 29,7 milhões de euros de desperdício

No primeiro semestre de 2023, o Continente evitou 29,7 milhões de euros de desperdício, dos quais 14,4 milhões de euros evitados através dos mecanismos de aceleramento de escoamento de produtos e 15,3 milhões de euros evitados através do programa de doações de excedentes da Missão Continente, que chegaram a 1 157 instituições de todo o país. Estes resultados foram divulgados no âmbito das comemorações do Dia Internacional da Consciencialização sobre Perdas e Desperdício Alimentar, dia 29 de setembro.

O combate ao desperdício alimentar assume, desta forma, um papel central na agenda de sustentabilidade do Continente que possui diversas iniciativas para acelerar o escoamento de produtos e evitar toneladas de desperdício, oferecendo produtos em excelentes condições de consumo por um preço mais acessível para o consumidor: das etiquetas cor-de-rosa, às “Caixas Zer0% Desperdício” ou às “Surprise bags” decorrentes da parceria com a Too Good to Go.

Complementarmente, através da Missão Continente, num esforço que remonta a 1994, é assegurado o reaproveitamento e redistribuição de excedentes. Atualmente, todas as lojas Continente têm parceria com várias instituições de solidariedade social e de apoio a animais e as doações decorrem diariamente, ao longo de todo o ano.

A par do combate ao desperdício nas suas operações, o Continente tem apostado numa ação ao longo de toda a cadeia de abastecimento. Em 2022, o Continente lançou a “Feira do Desperdício”, uma plataforma criada pelo Clube de Produtores Continente para estabelecer pontes entre produtores e dessa forma reduzir o desperdício a montante.

O Vinagre de Maçã de Alcobaça Continente Seleção resulta de uma parceria entre 5 associações de produtores de maçã de Alcobaça, 2 produtores de sumo fresco e um parceiro da indústria que lançaram um produto de valor acrescentado, produzido a partir de fruta fora de calibre que não seria valorizada em fresco. Com a gama Zero Desperdício, sob o mote “Produtos bons demais para deitar fora”, o Continente lançou, este mês de setembro, uma nova gama de frutas e legumes fora de calibre ou com defeitos, que em nada prejudicam a sua qualidade ou sabor.

Junto do consumidor, o Continente tem desencadeado um conjunto de ações para promover a literacia nesta matéria. O Continente foi o primeiro retalhista, a nível ibérico, a adicionar o selo “Antes de Desperdiçar: Observar, Cheirar, Provar” da Too Good To Go aos seus produtos de marca própria. Este selo pretende sensibilizar para a importância de “salvar” alimentos com data de durabilidade mínima. No Continente Feed foi criada uma área dedicada às Receitas com Sobras e sem Desperdício que ajudam os consumidores a tirarem o melhor partido de todos os alimentos.