Conheça os outros oradores da Conferência Portugal Saudável

Data: 6 de março de 2018
Local: Conferência Portugal Saudável - Fundação Oriente

Cartaz Conferência Portugal Saudável

Painel de debate #1: “A alimentação do futuro e o futuro da alimentação: novas tendências, novos consumos”

Debater-se-ão as novas tendências de consumo (vegan, flexitarianismo, biológicos, entre outros) e as mudanças de paradigma na área da alimentação, do ponto de vista de novos produtos e da necessária adaptação dos profissionais de saúde/ nutrição a estas novas tendências.

Contará com a presença dos seguintes oradores:

Paulo Oom
Doutorado em Pediatria pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, divide o seu trabalho entre o ensino e a atividade clínica. Faz parte da Sociedade Portuguesa de Pediatria, é Professor Convidado da Universidade Católica Portuguesa, é autor de livros sobre pediatria e foi colaborador permanente da extinta revista “Pais & Filhos”.
Anabela Raymundo

Docente do Instituto Superior de Agronomia e representante do projeto River Rice Sugar, galardoado pelo Food & Nutrition Awards, um adoçante natural obtido através do arroz, com produção 100% nacional, baseado na inovação e tecnologia ao serviço dos consumidores.

Francisco Goiana da Silva
Adjunto do Secretário de Estado Adjunto e da Saúde. Médico e professor na Universidade da Beira Interior, integrou o Governo em 2016 depois de já ter assumido diversos cargos em organizações nacionais e internacionais como a OMS. É também mentor no programa Global Shaper do World Economic Forum.
Inês Valadas

Administradora do grupo Sonae MC. Figura chave nas novas perspetivas de consumo e na tendência do mercado retalhista alimentar.

 

Painel de debate #2: “A alimentação do futuro num mundo em mudança – O que vou comer? Como será produzido?”

O segundo painel de debate, pretende elucidar para novos produtos alimentares e como a tecnologia e a inovação impactam a forma como comemos e como serão produzidos certos alimentos no futuro.

Contará com a presença dos seguintes oradores:

Francisco Bendrau Sarmento

Responsável pelo gabinete da FAO em Portugal e para a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Doutorado em Ciências Sociais, já foi coordenador da elaboração da Estratégia de Segurança Alimentar e Nutricional da CPLP, membro do grupo de contato para a reforma do Comité Mundial de Segurança Alimentar e Nutricional das Nações Unidas e Diretor Internacional da área de Direito Humano a Alimentação Adequada da Action Aid International.

Nuno Ferrand

Professor catedrático na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, coordenador científico pelo CIBIO-InBIO (Centro de Investigação sobre Biodiversidade e Recursos Genéticos), e especialista em evolução e genética.

Francisco Siopa

Chef pasteleiro português, conhecido pelo seu trabalho na área de pastelaria, mais concretamente no chocolate. Tem vindo a destacar-se pela comercialização de bombons enfeitados com insetos, no Mercado de Cascais. Francisco Siopa costuma utilizar larva da farinha, grilo e casulo do bicho-da-seda, desidratados, para produzir as suas experiências.