Chef Chakall serve 914 refeições no Hospital Amadora-Sintra

Food truck com fila com muitas pessoas

A iniciativa ‘Food Trucks are Safe’, do chef Chakall e da Food Trucks Factory continua a confecionar e servir refeições quentes aos profissionais de diferentes unidades de saúde e hospitais do país. O chef e a sua equipa estacionaram no início desta semana no Hospital Fernando Fonseca (Amadora-Sintra) e serviram 914 refeições aos colaboradores daquela unidade hospitalar, entre os quais médicos, enfermeiros, auxiliares de ação médica, administrativos, forças de segurança e muitos mais. 

Foram preparados mais de nove centenas de pratos de paella de frango, marisco e vegetariana, com os vários ingredientes (cerca de 250kg) oferecidos pela Missão Continente e cerca de 50kg de arroz Caçarola doados pela marca. Mas a homenagem itinerante aos que continuam na linha da frente não se fica por aqui, e segundo declara o Chef Chakall, “já temos marcado serviço nos próximos dias 19 a 23, nos hospitais Santa Maria, em Lisboa, e depois seguimos para norte até ao Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (Penafiel), São João, no Porto, Hospital de Braga e Hospital de São Sebastião, em Santa Maria da Feira. Estamos a percorrer o país para servir refeições quentes e dignas ao pessoal dos hospitais. Estes profissionais passaram – e continuam a passar – por um dos mais intensos períodos de trabalho de que há memória no setor da saúde. E por mais que imaginemos, quem está de fora não tem a real noção do esforço que se passa dentro destas paredes [dos hospitais]. Há que cuidar destas pessoas também, da forma que sabemos”. 

Esta não é a primeira vez que a ‘Food Trucks are Safe’ percorre o país para cozinhar para os profissionais de saúde. Lançada em abril de 2020, a iniciativa de Responsabilidade Social chegou a mais de 18 unidades hospitalares de norte a sul do país e serviu cerca de 12.000 refeições a profissionais do INEM, Bombeiros, Proteção Civil, GNR, PSP e fucionários de limpeza. As ações garantem sempre o cumprimento de todas as normas de segurança e higiene recomendadas pelas DGS que são imprescindíveis neste período.