Campanha Presentes à Mesa luta contra a fome em Portugal

A Missão Continente acaba de lançar a campanha “Presentes à Mesa”, para apoiar 328 instituições portuguesas de todo o país e a Rede de Emergência Alimentar, no âmbito da luta contra a fome e ajuda aos cidadãos em situação desprotegida. A iniciativa decorre nas lojas Continente e Continente Online, através da venda de vales solidários de 1€ e 5€, entre 13 de novembro e 8 de janeiro.

Para que a doação chegue a todo o território, cada loja terá uma instituição social local associada e o valor angariado será dividido entre 50% para a Rede de Emergência Alimentar (REA) e 50% para a instituição da área de proximidade.

Desta forma, é possível apoiar REA - que funciona à escala nacional -, mas também a instituição local, contribuindo diretamente para a sua comunidade e conterrâneos. Consulte as 328 instituições locais abrangidas pela campanha Presentes à Mesa, aqui.

“Recentemente, o relatório do III Grande Inquérito Nacional de Sustentabilidade da Missão Continente e do ICS-ULisboa confirmou que 1/3 dos cidadãos se sente pessimista em relação «ao acesso e qualidade da alimentação» e mais de metade (51%) tem dúvidas sobre a «capacidade de suportar os custos domésticos» nos próximos anos, o que é sintomático da situação frágil que se instaurou no país e que afeta cada vez mais pessoas. Há 20 anos que a Missão Continente procura contribuir para o bem-estar da população e neste Natal, cujo espírito é de união e comunhão, queremos todos ‘Presentes à Mesa’, para garantir que as famílias conseguem ter uma mesa repleta do que é essencial”, explica Nádia Reis, Diretora de Comunicação e Responsabilidade Social do Continente.

Além da compra de vales solidários que se encontram à venda nas lojas Continente e Continente Online, a também é possível participar através da doação por transferência bancária:

  • IBAN PT50 0010 0000 3642 8270 002 25 (aplicável em Transferências bancárias SEPA/Imediatas);
  • NIB 0010 0000 3642 8270 002 25 (aplicável em Transferências via ATM).

Em breve serão disponibilizados, na página da campanha, números telefónicos para quem preferir contribuir via MBWay ou por chamada de valor acrescentado.

O aumento dos pedidos de ajuda é evidência inegável do crescimento das carências em Portugal nos últimos meses e, a estes, juntam-se os casos de quem ainda não pediu ajuda, mas está em situação desprotegida e também virá a precisar. A emergência alimentar está instalada no país e podendo atingir níveis que já não víamos há muitos anos. Estamos a tentar reverter a situação com todos os esforços e precisamos de parceiros como a Missão Continente e da solidariedade de todos”, declara Isabel Jonet, Presidente da Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares Contra a Fome.

A campanha solidária Presentes à Mesa, da Missão Continente tem como parceiros a Federação Portuguesa de Futebol, a Associação Portuguesa de Nutrição e a Escola Nacional de Saúde Pública.