Alunos do 2.º ano preferem mais pescado e leguminosas

Os alunos do 2.º ano do Ensino Básico aumentaram a sua preferência em 7,4% por leguminosas e 3,2% por pescado, comparativamente ao ano passado, segundo os resultados obtidos pelo estudo de medição de impacto do programa Escola Missão Continente, realizado pelo CEIDSS.

No que diz respeito à oferta de alimentos e bebidas dentro do recinto escolar constatou-se que os alimentos e bebidas mais disponibilizados foram o leite simples e/ou iogurte (82,5%), a fruta fresca (67,5%) e a água (65%). No entanto, algumas das escolas em estudo disponibilizam sumos de fruta açucarados (15%) e bebidas quentes com açúcar (12,5%).

Nas escolas analisadas, a oferta alimentar privilegia a oferta de alimentos saudáveis, em conformidade com as orientações da Direção-Geral da Educação (24%). Porém, alguns alimentos que não são permitidos em ambiente escolar, estão ainda presentes nas escolas portuguesas, nomeadamente batatas fritas e outros snacks salgados (2,5%) e os chocolates, produtos de pastelaria e outros doces e gelados (2,5%).

A Escola Missão Continente está a avaliar o impacto em 40 turmas do 1º CEB, de 35 escolas dos 20 distritos do país, durante 4 anos consecutivos (2021-2025), tornando-se num dos estudos integrado num programa de nutrição e saúde comunitária, com maior dispersão, em Portugal.

Este estudo pretende continuar a avaliar os efeitos do programa no estilo de vida das crianças e analisar o progresso da obesidade infantil. O tema geral abordado neste estudo é “Dieta Mediterrânica - uma opção saudável, sustentável e consciente”, onde a cada ano se aplica um programa específico com conteúdos integrados, ajustados às idades das crianças de cada ano de escolaridade.

No 3º ano será feita uma nova avaliação do estado nutricional e do consumo alimentar das crianças que participam neste estudo que tem sido continuamente bem acolhido não só pelos alunos - tendo-se registado um aumento de participantes na iniciativa, - mas igualmente pelos professores que registaram uma avaliação média global de 4,63 valores (0-5) do programa Escola Missão Continente e das atividades desenvolvidas em sala de aula.