
Em 2017 foram reaproveitados bens alimentares excedentes, pela Missão Continente, no valor de 9,5 milhões de euros. Estes excedentes são os produtos que, decorrente da atividade diária das lojas, perdem o seu valor comercial, mas conservam perfeitas condições de consumo. OS produtos são divididos entre dois fins:
- Doações diárias a 872 instituições (mais 107 do que no ano transato), que receberam produto no valor de 6,3 milhões de euros;
- Disponibilização aos colaboradores nas áreas sociais das lojas e entrepostos para consumo durante o período laboral, que representou 3,2 milhões de euros em produtos.
As doações diárias a instituições decorrem durante todo o ano, de norte a sul do país e ilhas. Envolvem mais de 270 espaços Continente e respetivos colaboradores, que asseguram a sua entrega de acordo com as necessidades das instituições beneficiadas. Em 2017, o apoio da Missão Continente dividiu-se entre 653 instituições de solidariedade social, que receberam doações no valor de 5,1 milhões de euros, e 219 instituições de apoio a animais, com excedentes no valor de 1,2 milhões de euros.
Neste procedimento os produtos doados são frescos, mercearia, artigos de padaria e outros bens alimentares, o qual se insere no compromisso da Missão Continente, enquanto agente ativo para o combate ao desperdício alimentar e para melhoria de vida da população carenciada, que decorre há 24 anos e tem vindo a alargar o número de instituições beneficiadas, ano após ano.