Voluntariado: como, onde e porquê

Um ato altruísta que transcende fronteiras, culturas e origens. O voluntariado une as pessoas pela intenção de ajudar e construir comunidades mais fortes. Saiba mais sobre o significado do voluntariado e como é fácil entrar nesta aventura única.

O voluntariado tem um papel essencial na sociedade, enriquecendo não só a vida de quem é impactado, como dos próprios voluntários.

O que é o voluntariado?

Ser voluntário significa oferecer tempo, competências ou recursos próprios para apoiar uma causa ou organização, sem pretensão de receber um pagamento pelo que foi entregue.

O voluntariado abrange, assim, uma vasta gama de ações ou atividades, que vão desde o serviço comunitário, à ajuda humanitária, à conservação do ambiente, proteção animal e apoio a projetos de assistência social. O cerne do voluntariado reside então na vontade de causar um impacto positivo e contribuir para um bem maior.

voluntariado missao continente

A importância do voluntariado

Com um papel fundamental na formação e desenvolvimento sustentável da sociedade, o voluntariado funciona como estímulo positivo, desencadeando mudanças positivas, entre os vários desafios sociais, económicos e/ou ambientais. O voluntariado é uma forma de inspirar as pessoas a assumirem papéis ativos na criação de um mundo melhor para todos.

Deste modo, a importância do voluntariado vai além de solucionar problemas imediatos. Ao participar ativamente no trabalho voluntário, desenvolve-se uma compreensão profunda das dificuldades enfrentadas pelos outros.

Esta maior consciencialização fomenta a empatia e a compaixão, quebrando barreiras e promovendo a unidade entre comunidades. O sentimento de realização e de objetivo que advém do voluntariado pode levar a um melhor bem-estar mental e a um maior sentimento de pertença.

Além disso, o voluntariado cultiva competências e qualidades essenciais que são valiosas tanto na esfera pessoal como profissional. Desde a comunicação e a liderança, à resolução de problemas e ao trabalho em equipa, os voluntários adquirem um vasto leque de experiências que melhoram o seu desenvolvimento pessoal.

Como se pode ser voluntário?

Além das pessoas que são beneficiárias do voluntariado, esta ação tem também um impacto positivo na vida dos próprios voluntários, aumentando a autoestima e cultivando um sentido mais profundo de ação com propósito, por um bem maior. Eis alguns passos para iniciar uma viagem de voluntariado:

  1. Autorreflexão: determine os seus interesses. Identificar as suas paixões ajudá-lo-á a encontrar a oportunidade de voluntariado certa.
  2. Pesquise: procure organizações ou iniciativas que correspondam aos seus interesses.
  3. Contacte organizações: fale com as associações. Entre em contacto com as organizações em que está interessado.
  4. Comprometa-se com o tempo: avalie o tempo que pode dedicar ao voluntariado. Quer se trate de algumas horas por semana ou de um período mais longo, a sua contribuição é importante.
  5. Comece devagar: comece com projetos mais pequenos para se familiarizar com o voluntariado. À medida que for ganhando experiência, pode assumir funções ou projetos mais significativos.
  6. Mantenha-se empenhado: o voluntariado é um compromisso.

 

O envolvimento em ações de voluntariado é acessível a todos, independentemente da idade, profissão ou antecedentes, graças à grande oferta de associações. Existem já algumas plataformas que facilitam a procura:

 

E várias instituições a precisarem do seu apoio, como por exemplo:

 

Tome Nota!

Ao compreender melhor o que é o voluntariado, queremos motivá-lo a participar ativamente na construção duma sociedade mais empática. Reserve alguns momentos da sua vida para doar tempo, ajudá-lo-á a si e aos outros. Explore outros temas em artigos, iniciativas e boas práticas da Missão Continente.