Quem pode doar sangue: 6 perguntas e respostas

Dar sangue é um pequeno gesto que faz toda a diferença. Pode até salvar uma vida. Se está a pensar fazê-lo ou tem dúvidas em relação a este tema, este artigo responde a seis perguntas, que podem ajudar à sua decisão.

Desde o início da pandemia que as reservas nacionais de sangue têm estado com níveis abaixo do desejado. É, por isso, muito importante reforçar o apelo à doação de sangue.

Doar sangue é um ato simples, indolor e seguro que, segundo o Serviço Nacional de Saúde (SNS), pode ajudar a salvar até três vidas, Em cada dádiva, uma pessoa doa até 450 ml de sangue, o que corresponde a menos 10% do sangue que circula no corpo de um adulto.

Todos os dias é preciso sangue para salvar, entre muitos casos, pessoas com patologias graves, como cancros ou doenças crónicas, vítimas de acidentes graves ou até mulheres que sofrem complicações durante o parto.

Dar sangue não tem repercussões negativas na vida de quem dá, uma vez que o corpo repõe todo o sangue rapidamente - até 72 horas após a doação.

É só vantagens, sobretudo para a pessoa que o vai receber, mas também para si. O processo é muito rápido. Demora apenas 30 minutos e não precisa de marcação: basta aparecer num posto de doação de sangue.

Além disso, os dadores de sangue que o tenham feito duas vezes no último ano ou mais de 30 vezes ao longo da vida estão isentos de pagar taxas moderadoras quando fizerem exames nos serviços de saúde públicos ou privados que tenham acordo com o SNS.

doar sangue missão continente

Perguntas frequentes sobre doar sangue

Se está a pensar doar sangue, mas tem algumas dúvidas quanto ao processo ou sobre quem o pode fazer, estas seis perguntas e respostas podem ajudar. Assim, pode tomar a sua decisão com tranquilidade e com a garantia de que está a fazer uma excelente ação, que pode salvar alguém.

Há algum limite de idade para doar sangue?

Segundo o SNS, podem dar sangue todas as pessoas que tenham entre 18 e 60 anos. No entanto, estão previstas exceções. Pode ir até aos 65 anos, caso não seja a primeira dádiva e até idade superior, caso o médico autorize.

Tenho de ter algum limite de peso para ser dador?

Sim. Para doar sangue tem de ter um peso igual ou superior a 50 kg.

Há tipos de sangue mais necessários do que outros?

Todos os tipos de sangue são precisos. Existem vários tipos de sangue, uns mais raros do que outros. Os mais raros são o tipo B e AB e os mais comuns são os tipo O e A. As pessoas com sangue do tipo O podem doar sangue a qualquer pessoa, mas só podem receber doações de pessoas com o mesmo tipo de sangue.

Por sua vez, as pessoas com sangue do tipo AB podem receber sangue de qualquer pessoa mas só podem doar para pessoas com o mesmo tipo sanguíneo. Se está baralhado, o importante será reter que é sempre importante doar, independentemente do tipo de sangue.

A minha orientação sexual pode impedir-me de doar sangue?

Não. A orientação sexual não é um critério impeditivo para ser dador de sangue. No entanto, as pessoas com comportamentos sexuais de risco devem ter especial atenção e evitar dar sangue. Por exemplo, se teve contacto sexual com uma nova pessoa, deve suspender a dádiva de sangue durante 3 meses.

Tenho um piercing ou tatuagem. Posso doar sangue?

Sim. Ter um piercing ou tatuagem não impede que doe sangue. No entanto, tem de esperar até quatro meses após a colocação do piercing ou após fazer a tatuagem.

Que tipo de recuperação é preciso após doar sangue?

A recuperação é bastante rápida. Logo após a dádiva, ser-lhe-á dada uma refeição leve, devendo permanecer sentado entre 15 e 20 minutos. Nas primeiras 24 horas, deve ingerir quantidades extra de líquidos para ajudar a repor os níveis de sangue no corpo e nas primeiras 12 horas deve evitar exercícios físicos muito cansativos, sobretudo na zona do braço onde esteve a agulha.

Se doar sangue numa época de muito calor, deve ter o cuidado de não se expor em demasia ao sol. De resto, salvo algumas exceções profissionais, poderá voltar rapidamente às suas atividades normais.

Tome nota!

Se tiver mais dúvidas sobre este processo, esclareça-as no site do SNS ou no site do Instituto Português do Sangue e da Transplantação. Acima de tudo, tome a decisão de forma tranquila e ponderada, sabendo que dar sangue é um ato nobre que pode ajudar a salvar a vida de alguém que precise dele. Aqui pode, também, identificar os postos de colheitas mais perto de si.