A relevância da consciencialização para a importância deste animal levou a Assembleia da Organização das Nações Unidas a decretar o dia 20 de maio como o Dia Mundial da Abelha.
Ainda que muitas vezes sejam vistas como um mero inseto sem importância, causando até algum desconforto ou medo, as abelhas são fundamentais para a vida humana e para a sustentabilidade do planeta.
O problema que se impõe é que as abelhas têm vindo a desaparecer ao longo dos últimos anos, devido a diversos fatores, a maior parte relacionados com a atividade humana.
Assim, importa entender qual é a importância exata deste animal para a humanidade, de forma a incentivar a adoção de medidas de proteção por parte da sociedade.
Qual a importância das abelhas para a humanidade?
Nos últimos anos tem-se assistido ao crescimento das conversas sobre a necessidade de proteção das abelhas, mas será que sabe as razões pelas quais este animal é tão importante para a humanidade? Entre outras coisas, as abelhas:
- São um agente polinizador importante, sendo que 75% das espécies agrícolas cultivadas para alimentação estão dependentes do processo de polinização.
- São responsáveis pela produção de mel, um alimento importante para a subsistência dos povos que dependem da floresta e das populações dos países em desenvolvimento.
- Contribuem para a preservação do equilíbrio ecológico, uma vez que polinizam plantas que absorvem o dióxido de carbono da atmosfera.
- Funcionam como uma espécie de indicador do estado do meio ambiente, por serem seres sensíveis a variações de temperatura e outras alterações climáticas.
- Contribuem para o desenvolvimento económico, sendo que o valor dos serviços fornecidos pela sua atividade polinizadora corresponde a 577 bilhões de dólares.
Soluções inovadoras para proteger as abelhas
Tal como muitas outras espécies animais, as abelhas correm um sério risco de extinção.
No entanto, os esforços combinados dos governos e das organizações, no sentido de reforçar a importância da proteção deste animal, resultam em possíveis soluções. Assim, algumas das inovações que têm sido criadas neste contexto são:
- Santuários de abelhas, locais com uma grande abundância de flores.
- Invenção de uma vacina para colmeias, de forma a eliminar uma bactéria bastante mortífera para a espécie.
- Criação de estudos sobre o impacto dos pesticidas nas abelhas, no sentido de entender que alterações podem ser feitas na produção agrícola.
- Projeto “Better-B” desenvolvido pelos alunos da Universidade de Coimbra, que pretende aumentar a resiliência da apicultura a fatores de stress como as alterações climáticas.
Tome nota!
As abelhas são seres pequenos, mas com uma grande importância para todos nós. É por isso o nosso dever proteger esta espécie porque ao fazê-lo estamos a proteger o planeta e a nossa própria sobrevivência. Não se esqueça de partilhar o que aprendeu com os seus amigos e família, pois a proteção da natureza deve ser uma tarefa de todos!