Há vida além do óleo alimentar usado: aprenda como descartar e reutilizar

Sabia que uma família de quatro pessoas utiliza cerca de um litro de óleo por semana e que basta um litro de óleo descartado pelo ralo para contaminar um milhão de litros de água? Em épocas festivas, como o Natal, estes valores aumentam exponencialmente. Descubra como valorizar o ciclo de vida deste resíduo, através do descarte correto e da transformação do óleo usado.

O problema do descarte inadequado do óleo

Os óleos alimentares usados são considerados um resíduo pela Lista Europeia de Resíduos (LER) e, em Portugal, o produtor é responsável pelo destino final dos resíduos que gera, como indica a Agência Portuguesa do Ambiente (APA).

O descarte inadequado de óleo alimentar usado (OAU) potencia riscos ambientais e efeitos económicos negativos. Isto porque, se por um lado é altamente tóxico para os solos, oceanos, rios e outros ecossistemas naturais, também terá efeito económico aumentado o custo e o consumo de energia nas Estações de Tratamento Águas Residuais (ETAR) e quando depositado indevidamente no esgoto doméstico pode inclusive potenciar o entupimento das tubagens, mau odor e aumentar o risco de pragas domésticas. Segundo a APA, este tipo de descarte de óleo alimentar usado é proibido, exatamente pelas consequências associadas.

óleo alimentar usado missão continente

O que fazer com o óleo alimentar usado?

Após a sua utilização, deve despejar o óleo usado frio numa garrafa de plástico com a ajuda de um funil, para evitar a contaminação exterior, e quando esta estiver cheia deve colocá-la num oleão. Os óleos alimentares usados podem ser valorizados em produtos como o biodiesel, um combustível de natureza orgânica, considerado totalmente limpo e renovável.Por isso, é essencial encaminhar este resíduo para os destinos adequados. Por sua vez, nunca coloque no oleão óleo lubrificante, este é um resíduo que impede a valorização e tratamento do OAU.

Reutilização

Sabia que também pode reciclar o seu próprio óleo alimentar usado, transformando-o em sabão? O processo é simples, mas deve seguir os passos certos e utilizar material de proteção (óculos, máscara e luvas).

Ingredientes:

  • 145g de água
  • 1 litro de óleo de cozinha (coado)
  • 135g de soda cáustica
  • 40 ml de vinagre

Modo de preparação:

Coloque a água num recipiente e leve ao lume até ficar morna.  Acrescente, lentamente, a soda cáustica e mexa até ficartransparente. Reserve a mistura.

Depois de retirar as impurezas do OAU, prepare o banho-maria e deixe o óleo aquecer um pouco. De seguida, introduza, com cuidado, a mistura preparada anteriormente. E, mexendo sempre, o vinagre. Se quiser acrescentar algum aroma, esta é a fase em que o deve fazer.

Deixe arrefecer um pouco e despeje o liquido num molde. Espere 24 horas antes de cortar o sabão em formas da sua preferência. Antes de utilizar o sabão, deixe-o a repousar durante uma semana, para perder a humidade excessiva.  

Tome nota!

Lembre-se de que também você desempenha um papel fundamental no processo de reciclagem do óleo alimentar usado. Conheça as iniciativas da Missão Continente nesta área e perceba em maior detalhe como pode seguir hábitos mais sustentáveis.

Preparado para se tornar um Herói? Comece hoje mesmo a criar um impacto positivo na sociedade. Adira ao projeto Heróis Missão Continente e perceba como pode contribuir para um mundo melhor, participar em desafios e ganhar prémios. Divirta-se, enquanto constrói um futuro mais sustentável para todos.

Complete já as Missões “Reciclar é Fácil - I” e “Reciclar é Fácil II” e torne-se no Herói que o nosso planeta precisa.