Cristina Braga da Cruz é responsável pelo departamento de Desenvolvimento de Produtos Não Alimentares do Continente. O desperdício é um tema que a incomoda, por isso, alia esta preocupação à sua criatividade e recria - através de material que iria para o lixo - brinquedos e apresentações para trabalhos escolares, com os filhos. “A criatividade pode ser um veículo para a sustentabilidade”, diz.
Jornada do Herói | Cristina Cruz
A paixão pelos trabalhos manuais já vem de outros tempos, quando aprendeu a desenhar com o pai. Hoje, junto com os filhos, põe em prática a atividade de transformar caixas de cartão e outros materiais em brinquedos e objetos com utilidade.
O projeto mais recente é uma teia do Homem-Aranha, feita a partir de elásticos de máscaras descartáveis usadas, que Cristina foi guardando. “Angustia-me este tema das máscaras que usamos, e dos elásticos das máscaras que deitamos fora todos os dias”, partilha.
Entre as criações de Cristina Cruz, o maior sucesso é o martelo de Thor. Este brinquedo é feito com uma embalagem de leite furada, onde se coloca um rolo de papel e uma tapa de iogurte. “Faz-se em meia hora”, garante Cristina.
A colaboradora da Sonae MC é muito cuidadosa quando vai descartar materiais que lhe possam ser úteis. E acredita que, mesmo quando os “miúdos crescerem”, vai continuar a executar este tipo de projetos e, quem sabe, “tirar um curso de pintura” ou mesmo introduzir as suas criações no cinema, como adereços.