6 dicas para um ano letivo mais sustentável

Com a chegada do fim do Verão regressam os entusiasmantes e agitados dias escolares para milhares de jovens. Esta é a altura ideal para reencontrar os amigos, conhecer pessoas novas e voltar à rotina. Mas também é altura de abrandar e pensar no impacto que as suas decisões podem ter no futuro dos seus filhos.

O desperdício de material escolar contribui para a degradação do ambiente em vários aspetos, como, por exemplo, a desflorestação e o aumento de gases de estufa, sendo que estes últimos atingiram o segundo valor mais elevado de sempre em 2021. É preciso alterar esta tendência antes que seja tarde demais. 

Planear um ano letivo sustentável passa por saber como utilizar os recursos de forma eficiente, com o objetivo de garantir que os seus filhos têm tudo o que precisam sem deixar uma grande pegada ecológica no processo. 

Para isso, é preciso ter a disposição para alterar os seus hábitos de consumo. Felizmente, um ano escolar amigo do ambiente é bem mais fácil de atingir do que pensa. Confira as nossas dicas.   

 

Estratégias para assegurar um ano letivo mais sustentável 

 

Prepare uma lista  

Antes de começar, nada melhor do que saber o que é realmente preciso.  

Reutilizar é a palavra-chave. Verifique com os seus filhos se já tem em casa o material de que eles necessitam. Assim, evita a acumulação de mais canetas e cadernos. 

Desta forma, além de conseguir poupar, está também a ensinar uma valiosa lição sobre reutilização e organização. 

 

Dê uma segunda oportunidade à roupa 

Não é segredo: as crianças crescem rápido. Isso faz com que comprar roupa infantil seja uma situação traiçoeira, pois, sem dar por isso, já está a guardar mais um par de calças e a comprar outro novo.   

Mas sabia que a indústria de roupa é a segunda mais poluente do mundo 

Há formas mais eficientes de renovar o guarda-roupa dos seus filhos, como uma troca de roupa com família, amigos, vizinhos, ou uma visita a lojas de roupa em segunda mão.  

Pode até ir mais longe e seguir este exemplo também em livros, equipamentos eletrónicos, mochilas... Mais uma vez, reutilizar é a chave! 

 

Faça compras amigas do ambiente 

Apesar de ser uma excelente opção, nem sempre é possível reutilizar. No entanto, se for para comprar, assegure-se de que escolhe alternativas amigas do ambiente.  

Evite produtos descartáveis, de plástico e de uso único, e considere a origem dos materiais. Produtos recarregáveis e resistentes, de origem natural ou local, são a melhor opção para o ambiente e até para a saúde dos seus filhos.  

 

Considere as opções de reciclagem 

Identifique o material escolar que tem, aquele de que precisa e os excedentes. É importante organizar os materiais de anos anteriores e decidir, juntamente com os seus filhos, se vale a pena mantê-los, doar ou deitar fora.  

Esta é uma boa oportunidade para ensinar a evitar a acumulação de produtos sem utilidade, pois estes acabam por ocupar espaço em casa e atrasam as tarefas de limpeza e organização. 

Caso precise de deitar fora resíduos, como pilhas ou equipamentos elétricos, algumas escolas contam com redes de recolha para reciclagem. Informe-se com o estabelecimento de ensino dos seus filhos para saber se tem essa solução.

Tenha também atenção na altura de deitar fora canetas. Apesar de estas serem de plástico, não são consideradas embalagens, o que significa que devem ser colocadas no lixo orgânico. 

 

Escolha um itinerário sustentável 

Dê um descanso ao seu carro e opte por uma alternativa amiga do ambiente. Talvez o caminho para a escola possa ser feito a pé ou até de bicicleta? Dessa forma, além de estar a tomar uma rota sustentável, estará também a promover a atividade física de forma natural. Caso não seja possível, pode sempre optar pelos transportes públicos. 

No entanto, se o carro é mesmo a única solução para si, pode reduzir o impacto que tem no ambiente ao organizar um sistema de boleias com pais de colegas dos seus filhos. Na altura de os deixar ou recolher da escola, quando estiver parado em frente à mesma, desligue o motor. Assim evita a emissão desnecessária de CO2 e ainda poupa combustível.

 

Prepare lanches mais amigos do planeta

Infelizmente os lanches dos miúdos podem envolver muitos plásticos de uso único. Como forma de reduzir este problema é aconselhado que pense em estratégias que privilegiem escolhas mais sustentáveis.

Prepare um kit básico para os seus filhos: uma garrafa reutilizável, um guardanapo de pano para acondicionar o lanche, talheres e uma lancheira.

Quanto à alimentação, procure produtos de origem natural e local, pois estes representam a melhor escolha para proteger o ambiente. Privilegie igualmente frutas da época e alimentos menos açucarados.

Na altura de preparar o lanche, envolva os seus filhos nas escolhas, assim evita que estes desperdicem alimentos que possam não gostar tanto.

 

Tome nota! 

Saber organizar um ano letivo mais sustentável é um grande passo para garantir um futuro melhor aos seus filhos. No entanto, a sua contribuição pode ser ainda maior.  

Conheça as iniciativas promovidas nesta área pela Missão Continente e comece já a construir um futuro mais sustentável para si e para todos. Lembre-se de que são as pequenas mudanças de hábitos que fazem a diferença na criação de um mundo melhor.