Inclusão digital: o que é e quais os benefícios

Nos últimos anos foram implementados diversos programas para promover a inclusão digital, de forma a garantir o acesso de todos os cidadãos às inovações tecnológicas e aos seus benefícios, mas também informação que lhes permita identificar os seus perigos. Contamos-lhe tudo sobre o tema.

O que é a inclusão digital?

Quando falamos de inclusão digital referimo-nos ao processo que assegura que todas as pessoas têm acesso à tecnologia e à informação, independentemente do local onde vivem, do estatuto social, da idade, sexo, escolaridade ou quaisquer outras características que nos distinguem uns dos outros.

Para garantir a inclusão devem ser proporcionadas oportunidades iguais a todos os membros da sociedade, tanto no acesso, como na utilização e nos benefícios que advêm das tecnologias digitais.

Isto significa que, além do acesso à internet, é essencial:

  • saber utilizar dispositivos digitais;
  • ter a capacidade de compreender a informação que nos chega através destes;
  • conseguir participar de forma ativa e independente no mundo digital;
  • saber detetar os seus perigos.

 

Inclusão digital em Portugal

No seguimento das políticas de inclusão digital definidas pela Comissão Europeia, e no sentido de promover a inclusão digital e tornar Portugal um país mais competitivo, em 2020, foi lançado o programa “Portugal Digital”, um plano de ação que visa a capacitação digital de todos os cidadãos.

Estas são três das principais estratégias:

  • Integração das tecnologias para dotar todos os estudantes de competências digitais;
  • Implementação de programas de inclusão digital para adultos infoexcluídos;
  • Criação de tarifa social de acesso à internet, para garantir que todos os cidadãos, especialmente de classes desfavorecidas, têm as mesmas oportunidades.

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O papel das novas tecnologias na inclusão digital

O acesso à internet nas zonas rurais e remotas tem sido alvo de especial atenção por todos os países da União Europeia (UE), e Portugal não é exceção. É unânime que estas áreas se deparam com problemas de conetividade, de acesso ao mundo digital e a tudo o que ele proporciona, e isso traz consequências. Para alterarmos esta realidade, há alguns passos que têm de ser dados:

  • Estender as redes 4G e 5G, a fibra ótica e o serviço de internet por satélite de forma a chegar às zonas mais remotas;
  • Apostar em novos dispositivos digitais, mais acessíveis e portáteis;
  • Incentivar o desenvolvimento de conteúdos inclusivos, pensados para pessoas com deficiências visuais ou auditivas, como legendas, aplicações de voz, etc.;
  • Investir na formação digital de todos os cidadãos tendo em conta as faixas etárias, graus de conhecimento, necessidades digitais, limitações geográficas e falta de meios de acesso;
  • Consciencializar os cidadãos, especialmente os adultos que vivem em áreas rurais e/ou remotas, para a importância da inclusão digital e para todos os seus benefícios.

 

Benefícios da inclusão digital

Falar de inclusão digital não é apenas dizer que temos acesso à internet e a redes sociais. É falar de uma questão social, uma vez que o impacto de ter ou não ter acesso aos avanços tecnológicos, tem relação direta com a forma como vivemos, as oportunidades académicas e profissionais às quais temos acesso, a forma como comunicamos com os outros e, inclusivamente, com uma maior qualidade de vida. Descubra alguns dos benefícios:

  • Pessoas com deficiência podem aceder mais facilmente à informação, utilizar tecnologias que ajudam na inclusão social, académica e profissional, e têm ao dispor ferramentas que as ajudam a entender e a comunicar de forma mais eficaz com o resto da sociedade;
  • Para quem vive em áreas remotas, a inclusão digital funciona como uma espécie de ponte que facilita o acesso à informação e permite comunicar com “o resto do mundo”, combatendo o isolamento social, seja através de e-mail, das redes sociais ou de apps de mensagens, em lazer ou profissionalmente;
  • Evita a exclusão social e eventuais problemas de depressão provocados pelo isolamento;
  • Facilita o acesso a documentos, o tratamento de questões burocráticas e a realização de operações através de apps e da internet;
  • Estudar e trabalhar tornou-se mais fácil. Há cada vez mais empresas a adotar o sistema híbrido em que os trabalhadores estão na empresa alguns dias da semana, e nos restantes trabalham a partir de casa. Isto pode culminar num aumento da qualidade de vida, uma vez que se perde menos tempo em deslocações. O mesmo aconteceu com o ensino, especialmente ações de formação, atualmente muito comum à distância.

 

Tome Nota!

Dos perigos da Exposição a ecrãs na infância às Diferentes formas de educação, explore o tema da tecnologia no âmbito social e não só! No blog da Missão Continente vai encontrar muito mais assuntos sobre responsabilidade social.