Sacos 100% reciclados com a mensagem "Este saco transporta alegria"

Esta 2.ª edição dos sacos solidários da Missão Continente contempla 60 mil unidades e está à venda por 1 euro. Metade deste valor reverte para a Animalife, que criou em 2012 o Banco Solidário Animal, que apoia atualmente 35 mil animais em risco.

Com as mensagens “Este saco transporta alegria” e “Para grandes causas, grandes missões”, os sacos de compras reutilizáveis e recicláveis, de ráfia, incluem uma etiqueta onde se explica que há quase uma década que a Animalife combate o abandono animal em Portugal, atuando diretamente sobre as suas causas. A Animallife luta contra o abandono através do apoio a pessoas carenciadas com animais de estimação a cargo, bem como a protetores individuais, grupos e associações de proteção animal.

Para Rodrigo Livreiro, presidente da Direção da Animalife, “este apoio é fundamental para a Animalife, especialmente numa altura em que tantas associações e famílias que apoiamos enfrentam sérias dificuldades para assegurar o bem-estar dos animais que têm a cargo. São iniciativas como esta que nos permitem manter de pé todos os apoios que prestamos e, por isso, só podemos agradecer à Missão Continente ter-se lembrado de nós para integrar mais esta iniciativa dos sacos solidários.”

Esta é a 2.ª edição dos sacos solidários e sustentáveis lançada pela Missão Continente. A 1.ª edição começou em agosto com as vendas do saco solidário a reverterem para a Associação Portuguesa de Bombeiros Voluntários (APBV), para ajudar à compra de Desfibrilhadores Automáticos Externos (DAE).

Em 2019, a Missão Continente reaproveitou um total de 12,3 milhões em excedentes alimentares, dos quais 8,5 milhões foram doados a 1.013 instituições de solidariedade social e associações de apoio e bem-estar animal espalhadas pelo país, sendo os restantes distribuídos internamente nas áreas sociais das lojas e entrepostos.

A Animalife é a entidade organizadora e gestora do Banco Solidário Animal e para o seu sucesso conta com a participação de mais de 250 associações, grupos e protetores individuais. Contudo, a Animalife não armazena nem distribui os alimentos provenientes do Banco Solidário Animal, dado que cada entidade beneficiária é responsável pelo transporte, recolha e armazenagem da porção de alimentos que lhe for designada, devendo garantir com os seus próprios voluntários os meios necessários para o efeito.