Projeto de economia circular BabyLoop chega a mais de 2.000 famílias

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A BabyLoop é uma plataforma online em parceria com o Continente para compra e venda de artigos de puericultura de grande dimensão, tendo como base o princípio de economia circular e que visa ajudar as famílias portuguesas, dando uma nova vida a equipamentos inutilizados. Desde que ficou operacional já registou mais de 30 mil visitas ao site, com 1.000 famílias a quererem vender produtos e 2.000 com intenção de comprar.

A ideia partiu de Carolina Patrocínio, mãe de três meninas pequenas, que percebeu que, assim como ela, todos os pais têm de lidar com o grande número de artigos de puericultura em casa que acabam por se tornar inutilizados em poucos meses. Para operacionalizar a ideia, a apresentadora desafiou os criadores da Book in Loop, plataforma de reutilização de livros escolares, que também conta com o apoio do Continente, a juntar-se a ela.

A plataforma permite a compra e venda de artigos como berços, trios, carrinhos de passeio, cadeiras de papa, entre outros, estando dividida em três categorias: auto, passeio e casa.

“Apesar de ser uma plataforma de produtos em segunda mão, só são aceites artigos em muito bom estado”, refere Ricardo Morgado, diretor executivo, adiantando que “um kit básico de puericultura para os primeiros meses, que inclui, por exemplo, um trio e berço, pode custar, em média, entre 920 e 2.130 euros, um valor muito elevado tendo em conta que 30% da população portuguesa recebe salário mínimo e que o salário médio no país é de 887 euros. Com a BabyLoop os pais vão poder poupar até 80% do valor, se comprarem um equipamento na plataforma e, depois, voltarem a vendê-lo. Por exemplo, num carrinho de gama média que custe 400 euros, as famílias conseguirão poupar cerca de 320 euros”.

A startup de Coimbra, defensora de hábitos de compra sustentáveis e conscientes, não pensava dedicar-se à puericultura, mas já perspetivava novos negócios: “A Book in Loop correu muito bem e nós estávamos, precisamente, a estudar novas áreas onde o framework de economia circular que criámos para esse projeto pudesse funcionar. A Carolina mostrou-nos que havia essa necessidade no mercado e fez muito sentido para nós avançar, juntando a nossa experiência à da Carolina enquanto mãe”, acrescenta Ricardo Morgado.

Também o Continente esteve presente na formação deste projeto, participado no projeto desde o início, na definição do modelo de negócio e dinamização do mesmo, com o objetivo de também contribuir para a promoção a economia circular, surgindo não só como ponto de recolha de equipamentos em mais de 80 lojas Continente por todo o país, mas também como promotor da ideia.

Pedro Lago, Diretor de Sustentabilidade/Economia Circular da Sonae MC, explica: “O Continente tem apostado fortemente em iniciativas de economia circular, quer de responsabilidade própria, quer partilhada com parceiros, como é o caso da BabyLoop. A sustentabilidade é um dos temas mais prementes da nossa agenda e estamos empenhados em inverter a lógica do “take-make-dispose”, assumindo-nos como promotores de mudança de comportamentos, porque o futuro depende disso. A BabyLoop é um exemplo perfeito de economia circular com a qual nos identificamos”.

O projeto encontra-se em babyloop.pt ou no Instagram babyloop.pt. O evento de lançamento contou com a presença dos parceiros e do Secretário de Estado da Defesa do Consumidor, João Torres.