17.04.2019

Quercus e Missão Continente promovem recolha de rolhas de cortiça junto de escolas e IPSS

Banner com a mensagem “Campanha de recolha de rolhas de cortiça para escolas e IPSS 2019”

A nova campanha de recolha de rolhas de cortiça está a decorrer de 12 de abril até 15 de julho e tem como destinatárias todas as escolas e IPSS nacionais.

Esta iniciativa irá premiar as 12 entidades que se destacarem na recolha de rolhas com entrega de três prémios para cada uma das quatro categorias (Jardim de Infância/EB1, EB2/3, Secundário/Profissional e IPSS).

O regulamento e formulário de inscrição já estão na da página do projeto Green Cork da Quercus.

Esta iniciativa enquadra-se na parceria estabelecida entre a Quercus, a Corticeira Amorim e a Missão Continente desde 2008, na perspetiva de promover o desenvolvimento sustentável e a preservação do ambiente.

O objetivo da ação é recolher rolhas de cortiça, enviá-las para reciclagem e, deste modo, promover a cortiça e financiar a (re)arborização através do projeto Floresta Comum da Quercus.

Com pontos de recolha em todas as lojas do país, o Continente é o maior parceiro na recolha de rolhas, com mais de 80% dos totais recolhidos anualmente. Nas lojas do Continente já foram entregues mais de 380 toneladas de rolhas de cortiça, que permitiram à Quercus distribuir mais de 828 mil árvores autóctones para iniciativas de (re)arborização.

A Missão Continente, reconhecendo a importância de preservação do montado de sobro, tem-se vindo a empenhar, juntamente com a Quercus, em ações de divulgação, sensibilização e promoção da reciclagem das rolhas de cortiça.

O destino das rolhas deixou, pois, de ser o lixo indiferenciado e passou a ser um Rolhinhas ou o Balcão de Informação das lojas Continente.


Resultados da Campanha de 2018

A campanha de recolha de rolhas de cortiça desenvolvida em 2018 contou com 107 inscrições e teve como resultado total a recolha de 1.470 caixas, e equivalente a cerca de 4.400kg de rolhas. As 12 entidades que se destacaram foram as seguintes:

Jardins de Infância/EB1

1.º prémio – Jardim de Infância de Vila Verde 

2.º prémio – Escola Básica 1 de Ferronho

3.º prémio – Escola Básica 1 de Zambujeira do Mar

 

EB2/3

1.º prémio – EB 2/3 D. Manuel de Faria e Sousa

2.º prémio – Escola Básica 2,3 da Trafaria

3.º prémio – Escola Básica 2,3 Professor Gonçalo Sampaio

 

Secundário/Profissional

1.º prémio – Escola Básica e Secundária de Escariz

2.º prémio – Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve

3.º prémio – Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra

 

IPSS

1.º prémio – Casa de Acolhimento Sol Nascente

2.º prémio – Centro Social de Bairro

3.º prémio – Casa do Sagrado Coração de Jesus