Escola Missão Continente: Primeiro programa de nutrição e saúde comunitária avaliado a nível nacional

De modo a reverter o progresso da obesidade infantil em Portugal, a Escola Missão Continente (EMC) vai avaliar, pela primeira vez, o impacto deste programa educativo para uma alimentação saudável, em 44 escolas do 1º CEB, durante 4 anos consecutivos (2021-2025). É o primeiro estudo num programa de nutrição e saúde comunitária, com esta dimensão, em Portugal.

A Escola Missão Continente, criada em 2016, sensibiliza os alunos do 1º ciclo do Ensino Básico (CEB) para uma alimentação saudável, consumo consciente e estilo de vida ativo. Neste ano letivo 2021-2022, o programa será ainda alargado ao Pré-Escolar e 2º ciclo do Ensino Básico, com o objetivo de envolver 600 escolas.

O estudo científico de medição de impacto acompanhará crianças do 1º ciclo do Ensino Básico (CEB), inscritas no programa EMC, abordando a temática geral “Dieta Mediterrânica - uma opção saudável, sustentável e consciente”, onde a cada ano se aplicará um programa específico com conteúdos integrados, ajustados às idades das crianças. Todas as turmas inscritas no Programa vão abordar 4 temas ao longo dos 4 anos de acompanhamento.

Trata-se de um dos primeiros estudos envolvendo um programa de nutrição e saúde comunitária com a dimensão nacional que incluirá 44 escolas do 1º CEB, representando os 18 Distritos de Portugal Continental incluindo ainda 2 da Madeira e dos Açores” refere Ana Rito, Presidente da Direção do Centro de Estudos e Investigação em Dinâmicas Sociais e Saúde (CEIDSS) e Investigadora do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), que coordena o estudo.

Este estudo pretende ainda contrariar o provável impacto da pandemia por COVID-19 no progresso da obesidade infantil em Portugal, onde 1 em cada 3 crianças apresenta excesso de peso” refere ainda Ana Rito, coordenadora do estudo.

A partir deste ano letivo, a Escola Missão Continente alarga a sua abrangência integrando novas gerações - o Pré-Escolar e o 2º ciclo do Ensino Básico. Até 2025, será alargado ao Ensino Secundário e Universidades seniores.

A Escola Missão Continente conta ainda com três personalidades nacionais que se destacam na área do desporto, alimentação e entretenimento como embaixadores oficiais durante o próximo ano letivo: o apresentador Francisco Garcia, como embaixador EMC do Pré-escolar; a apresentadora e food writer Filipa Gomes, como embaixadora do 1º CEB, e a jogadora de futebol da Seleção Nacional Feminina, Jéssica Silva, como embaixadora do 2º CEB.

As escolas interessadas em participar no Projeto podem inscrever-se a partir de 20 de setembro, no site da Missão Continente em missao.continente.pt/escola.

Este é um dos projetos de responsabilidade social mais acarinhados pela Missão Continente pela abrangência e pelo impacto que ambicionamos ter nas próximas gerações. Começámos, em 2016, com um projeto piloto que envolveu 18 escolas e 960 alunos e, neste último ano letivo, alcançámos 437 escolas e 40.619 alunos. Queremos que este ano letivo de 2021-2022 seja um ano de verdadeira mudança!  Esperamos promover a diferença de comportamentos, envolvendo cerca de 600 escolas do Pré-Escolar, 1º CEB e 2º CEB. É também com muito orgulho que estabelecemos uma parceria com o CEIDSS que vai realizar o primeiro estudo científico de medição de impacto num programa deste âmbito e a nível nacional. Mais do que uma alimentação saudável e consumo consciente, queremos promover um estilo de vida ativo, abrangendo várias faixas etárias neste processo. Só nos faz sentido criar uma geração saudável, se conseguirmos impactar todas as gerações sobre estes temas tão importantes para toda a sociedade.” refere Nádia Reis, Diretora de Comunicação e Responsabilidade Social do Continente.

José Carlos Sousa, Diretor de Serviços de Projetos Educativos da Direção-Geral da Educação, explica que “este tipo de projetos é fundamental para a educação das futuras gerações e acreditamos muito no impacto e nos resultados que vierem a ser obtidos que permitirão certamente a tomada de decisões que melhorem o bem-estar e saúde das crianças e jovens nas nossas escolas”.

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) tem já uma relação de vários anos com o Continente que é, inclusive, patrocinador oficial das seleções A masculina e feminina e sub-21 de futebol. Esta parceria é agora fortalecida com o envolvimento da FPF no desenvolvimento de iniciativas que envolvem a atividade física, tema comum às duas entidades. É sempre com entusiasmo que contribuímos para a promoção de estilos de vida ativos em todas as gerações”, revela Nuno Moura, Diretor de Marketing e Novos Negócios da FPF.

A Escola Missão Continente tem como parceiros institucionais a Direção Geral da Saúde, o CEIDSS – Centro de Estudos e Investigação em Dinâmicas Sociais e Saúde, o Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ), o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto e a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e ainda o apoio institucional da Direção-Geral da Educação.

O Programa Educativo do Continente pretende impactar alunos, professores, pais e toda a comunidade escolar, sensibilizando os mais novos para uma alimentação e estilos de vida saudáveis e educação para o consumo consciente e sustentável. Ao longo do ano letivo proporciona conteúdos, atividades educativas, desafios (com prémios associados), materiais lúdicos pedagógicos e visitas no terreno. Desde o início do programa (2016/17), já foram envolvidas mais de 100.000 crianças do 1.º ciclo do ensino básico de escolas de todo o país (continental e ilhas).