Continente e Deco Proteste juntos pelos Dia Nacional da Sustentabilidade

Banner de incentivo ao dia nacional da sustentabilidade com coração preenchido com árvores

Entre os dias 25 e 27 de setembro, o Continente e a DECO Proteste juntam-se para sensibilizar os portugueses sobre a importância de tomar, no dia-a-dia, opções sustentáveis. Por todo o País, as lojas Continente vão receber a Organização de Defesa do Consumidor com várias dicas práticas para a mudança comportamental e incentivo à participação na criação do Dia Nacional da Sustentabilidade.

Das 15h00 às 21h00, no dia 25 de setembro, e das 10h00 às 13h00 e das 15h00 às 19h00, nos dias 26 e 27 de setembro, as lojas Continente  da Amadora, Évora, Loulé, Maia Jardim, S. João da Madeira, Santarém, Viana do Castelo e Viseu vão promover ações de sensibilização sobre alguns dos comportamentos mais comuns e que comprometem o ambiente, deixando dicas aos consumidores para que se tornem mais sustentáveis e, ao mesmo tempo, pouparem. Desde “a diminuição da utilização de sacos, às soluções para diminuir o desperdício alimentar e energético, o Continente e a DECO Proteste partilham novos hábitos que poderão fazer a diferença no amanhã” desvenda Bruno Santos, da Organização de Defesa do Consumidor.

“Embora não seja ainda possível oficializar o dia 25 de setembro - proposto como o Dia Nacional da Sustentabilidade -, junto de todos os parceiros, associados e consumidores, aproveitámos esta oportunidade para assinalar a data e alertar os portugueses, de forma objetiva, sobre o panorama atual e a urgência de práticas mais sustentáveis”, revela Bruno Santos, da DECO Proteste. Esta iniciativa com o Continente resulta de uma “feliz parceria entre duas organizações que se preocupam com o futuro e que acreditam veemente que cada um de nós pode contribuir para a mudança urgente em prol do Planeta Terra.” Pedro Lago, Diretor de Projetos de Sustentabilidade e Economia Circular da Sonae MC acrescenta que “a sustentabilidade é trabalhada no Continente todos os dias, mas a existência de um dia nacional reforça a responsabilidade coletiva. É por isso que somos a primeira cadeia de retalho em Portugal a querermos associar-nos a este dia”.

Para apelar para esta causa e sensibilizar os portugueses - privados e empresas – para a necessária mudança comportamental, a DECO Proteste entregou em abril deste ano, na Assembleia da República (AR), a proposta de criação do Dia Nacional da Sustentabilidade, aguardando-se agora pelo agendamento da discussão do tema em plenário, pelo que, tal como refere Bruno Santos, da Organização de Defesa do Consumidor, “é agora fundamental que os consumidores se juntem a nós para conseguirmos o reconhecimento deste dia pela Assembleia da República”. 

A DECO Proteste escolheu o dia 25 de setembro para assinalar o Dia Nacional da Sustentabilidade como homenagem à data em que foram oficializados, pela ONU, os 17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável.

Sobre o Continente
O Continente é a marca de retalho alimentar da Sonae MC. Com 35 anos de existência, foi a primeira cadeia de hipermercados a instalar-se em Portugal e conta atualmente com mais de 300 lojas. As linhas de ação da cadeia são a orientação para o consumidor, os preços baixos, uma forte dinâmica promocional, a qualidade dos produtos, sem esquecer a sustentabilidade como um pilar da sua atividade. Temas como a alimentação saudável, o apoio à comunidade, o combate ao desperdício alimentar e a economia circular têm estado no centro da sua atuação nos últimos anos. Atualmente, já alcançou uma poupança anual de mais de 4,2 mil toneladas de plástico virgem nas embalagens e produtos de marca própria; foi o primeiro retalhista nacional a assinar o New Plastics Economy - Global Commitment da fundação Ellen MacArthur; em 2019, recuperou o equivalente a 12M € em excedentes alimentares, com doações a mais de 1.000 instituições de apoio social e a animais e distribuição pelos colaboradores; entre muitas outras iniciativas.

Sobre a DECO PROTESTE
A DECO PROTESTE é uma das principais organizações de defesa do consumidor, que desenvolve campanhas, estudos, pareceres técnicos e jurídicos, com o objetivo de prestar a melhor informação ao consumidor e reivindicar os seus direitos em Portugal e nas organizações internacionais onde se encontra inserida. Faz parte do grupo internacional Euroconsumers, que congrega várias organizações de defesa do consumidor em Espanha, Bélgica, Itália e Brasil