Campanha solidária #TodosJuntos: Junte o seu donativo ao nosso!

Com o objetivo de ajudar as famílias mais desprotegidas, a campanha nacional solidária #TodosJuntos irá recolher fundos de 19 de maio a 2 de junho para entregar bens alimentares e medicamentos através da Rede de Emergência Alimentar. A campanha arranca com mais de 2 milhões de euros já angariados e 50 toneladas de alimentos doados pela Missão Continente, um dos parceiros da iniciativa.

imagem de mesa de jantar campanha solidaria todos juntos missao continente

A Missão Continente faz parte da campanha #TodosJuntos que reúne, pela primeira, dez bancos do sistema financeiro português e ainda mais de 30 empresas privadas numa iniciativa de solidariedade centrada no apoio alimentar às famílias mais desprotegidas, no contexto da presente crise.

De acordo com a Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares, existem cerca de 450 mil pessoas que precisam de receber apoio alimentar diário. A iniciativa vai mobilizar recursos financeiros significativos para apoiar organizações que disponham de uma infraestrutura montada, com capacidade para chegar de imediato às pessoas concretas que enfrentam maiores dificuldades, em condições de controlo e auditoria exigentes, através da Rede de Emergência Alimentar.

De 19 de maio a 2 de junho todos os portugueses podem participar nesta campanha, juntando o seu donativo através de transferência bancária, MBWay ou chamada de valor acrescentado.


Os dez bancos comprometeram-se com uma contribuição total de cerca de 1,8 milhões de euros e convidaram a associar-se à iniciativa mais de 30 empresas que também contribuíram com donativos. O montante total reunido antes mesmo do lançamento oficial desta iniciativa é já de 2,079 milhões de euros. Além deste valor, a Missão Continente também já avançou com a doação de 50 toneladas de alimentos.

Tiago Simões, Diretor de Marketing da Sonae MC, explica que a Missão Continente “tem colaborado regularmente com diversos parceiros sociais para melhorar o panorama nacional daqueles que sofreram golpes mais duros durante a situação pandémica e pretende continuar a fazê-lo. O #TodosJuntos é um movimento que queremos apoiar, por isso assegurámos logo a entrega de 50 toneladas de produtos Continente assim que o projeto foi apresentado”.

No final da campanha, os fundos permitirão a aquisição de alimentos básicos (leite, cereais, arroz, azeite, feijão, massa, atum, etc.), sendo que 20% do montante será destinado a apoiar as necessidades das famílias relacionadas com medicamentos.

Foi selecionada como plataforma de distribuição a Rede de Emergência Alimentar, iniciativa lançada pela ENTRAJUDA para dar resposta às situações de carência resultantes do impacto da pandemia, articulada nos Bancos Alimentares e que integra cerca de 2.700 instituições e entidades em todo o País, assegurando-se assim a diversidade de beneficiários e uma distribuição nacional (continente e regiões autónomas). O processo de distribuição dos donativos será acompanhado por uma auditoria externa promovida pela Deloitte.

Como contribuir para a Campanha #TodosJuntos?

Transferência Bancária: IBAN | PT50 0035 0027 0069 9176 1301 0
Transferência MBWay: 931 721 721
Linha telefónica de valor acrescentado: 761 100 200 (1€ + IVA) – a totalidade do valor reverte para a campanha, já que as operadoras NOS, MEO e Vodafone também se associam a esta iniciativa abdicando de qualquer receita desta linha.

Parceiros da campanha #TodosJuntos

Bancos:

Banco BPI/Fundação “la Caixa”
Banco Montepio
Banco Santander
Caixa Geral Depósitos
Crédito Agrícola
Millennium bcp/Fundação Millennium bcp
Novo Banco
Bankinter
BBVA
Banco Carregosa

Empresas:

BBDO
Cofina
COSEC
Deloitte
Exporplás
Federação Portuguesa de Futebol
Fundação Ageas
Fundação do Futebol – Liga Portugal
Global Media
Grupo Bel
Grupo Renascença
Impresa
JCDECAUX
Lactogal
Logoplaste
Media Capital
MEO
Mindshare
Missão Continente
MysticInvest Holding
Nors
NOS
Observador
Pingo Doce
Primavera Software
Prio
Público
RTP
Sodecia
Sogepoc
Sovena
Sr. Bacalhau
Sumol + Compal
Tinkle
Visabeira
Vodafone